Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32724
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaLuizaNogueiraAvellarNetto_tcc.pdf674,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A(re)construção do regionalismo na poesia de João Cabral de Melo Neto: Do círculo intelectual do Café Lafayette ao grupo de artistas catalães Dau al Set
Autor(es): Netto, Ana Luiza Nogueira de Avellar
Orientador(es): Dimitrov, Eduardo
Assunto: Melo Neto, João Cabral de, 1920-1999
Regionalismos
Regionalismo na literatura
Data de apresentação: 19-Set-2022
Data de publicação: 1-Dez-2022
Referência: NETTO, Ana Luiza Nogueira de Avellar. A(re)construção do regionalismo na poesia de João Cabral de Melo Neto: Do círculo intelectual do Café Lafayette ao grupo de artistas catalães Dau al Set. 2022. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar de que maneira o poeta João Cabral de Melo Neto reconstruiu seu “modo de ver” o regional, a partir da inserção em redes de amizades, de comportamentos e de ideias que se mantinham atentas às transformações sociais, a formulações identitárias e a trocas internacionais. Para tanto, busca-se investigar as experiências sociais, culturais e intelectuais do poeta João Cabral que, numa estrutura de sentimentos, saiu de uma perspectiva de afastamento da tradição regionalista de sua época de formação para uma posição de diálogo, sob novas bases. A partir da premissa de que o pensamento e a produção artística de um intelectual têm como suporte relações sociais concretas e contextos históricos e culturais específicos, metodologicamente serão utilizadas abordagens que propõem o exame de grupos culturais em dinâmicas sociais palpáveis, desde o processo de formação à construção da identidade, e suas relações com a totalidade social. A análise da trajetória do poeta também é relevante porque é uma perspectiva para se compreender de que maneira literatura e identidade foram articuladas na obra do poeta. Além dos poemas de João Cabral, foram mobilizadas entrevistas, biografias, ensaios e a correspondência particular que o poeta trocou com os escritores Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Lêdo Ivo e Clarice Lispector.
Abstract: The objective of this work is to show how the poet João Cabral de Melo Neto rebuilt his view of the regional tradition, as a result of his insertion in friendship’s networks, aware of the social transformations and identity formulations, and permeated by international exchanges. To do so, I seek to investigate the social, cultural and intellectual experiences of the poet João Cabral who, inserted in a structure of feelings, detached from the regionalist tradition of his time to, later on, engage in a dialogue with this same tradition under new bases. Given that the ideias and artistic production of an intellectual have support on concrete social relations and specific historical and cultural contexts, methodologically I make use of a perspective that proposes the examination of cultural groups in palpable social dynamics, from the formation to the construction of identity, and its relations with the social totality. The analysis of the poet’s trajectory is also relevant because it is presented as a perspective to understand how literature and identity werearticulated in the poet’s work. Besides João Cabral’s poems, I also mobilize interviews, biographies, essays and particular correspondence exchanged with Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Lêdo Ivoand Clarice Lispector.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.