Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32730
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PriscillaCostaDeBogadoCiodaro_tcc.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Monitoramento de mosquitos Aedes para priorização de ações de vigilância de arboviroses no Condomínio Rural Residencial RK, Distrito Federal
Autor(es): Ciodaro, Priscilla Costa de Bogado
Orientador(es): Gonçalves, Rodrigo Gurgel
Assunto: Arbovírus
Ovitrampas
Vigilância em saúde
Entomologia
Data de apresentação: 25-Abr-2022
Data de publicação: 1-Dez-2022
Referência: CIODARO, Priscilla Costa de Bogado. Monitoramento de mosquitos Aedes para priorização de ações de vigilância de arboviroses no Condomínio Rural Residencial RK, Distrito Federal. 2022. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Entomologia Médica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os arbovírus são transmitidos ao homem por artrópodes, principalmente pela picada de mosquitos hematófagos infectados. Epidemias de dengue, Zika e chikungunya têm ocorrido no Brasil nos últimos anos com grande impacto em saúde pública. O controle e prevenção dessas doenças são desafios diante da efetividade das medidas controle aplicadas. Diante desse cenário, a principal estratégia para o enfrentamento dessas arboviroses é o monitoramento e controle do vetor, o mosquito Aedes aegypti. As principais metodologias utilizadas na vigilância entomológica para monitoramento de mosquitos são a pesquisa larvária, a coleta de mosquitos adultos e as armadilhas de oviposição (ovitrampas). Diante disso, este estudo busca analisar os dados de monitoramento de mosquitos Aedes em um condomínio residencial do Distrito Federal para priorizar ações de vigilância de arboviroses na comunidade. Para isso foram analisados dados de monitoramento com ovitrampas coletados pelo próprio condomínio entre 2020 e 2021, por meio das atividades desenvolvidas pelo CEA-RK e parceiros. Os resultados obtidos demonstram que não houve correlação forte entre os índices de ovitrampas (IPO e IDO) e o número de casos de dengue nos períodos analisados, porém, os resultados da distribuição espacial dos dados entomológicos e epidemiológicos indicaram uma sobreposição espacial de pontos com armadilhas constantemente positivas e com altas densidades de ovos e áreas com maior incidência de casos dentro do território do condomínio. Foi observado ainda situações em que o número de casos de dengue aumentou no mês seguinte após as armadilhas demonstrarem altos valores de IDO e IPO. Finalmente houve claro aumento dos indicadores entomológicos em épocas de maior precipitação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Entomologia Médica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.