Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JohnEnder_tcc.pdf541,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Imunidade tributária do livro : justificação constitucional à luz do atual ordenamento jurídico
Autor(es): Ender, John
Orientador(es): Faria, Luiz Alberto Gurgel de
Assunto: Imunidade tributária
Livros
Liberdade de expressão
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 2-Dez-2022
Referência: ENDER, John. Imunidade tributária do livro: justificação constitucional à luz do atual ordenamento jurídico. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa é voltada a aclarar se a fundamentação da imunidade tributária dos livros, comumente associada pela doutrina clássica à proteção da liberdade de expressão, passou por alguma evolução de sentido material desde a sua introdução, em 1946, no ordenamento jurídico brasileiro. A indagação suscitada advém do fato de que a Constituição Federal já dispõe de inúmeros mecanismos destinados a coibir a tributação excessiva sobre obras literárias ou artísticas, o que parece dispensar que a citada prescrição imunizante seja tratada como uma forma de garantia à educação e à cultura. Além disso, a multiplicidade de meios pelos quais as ideias circulam em sociedade, alguns dos quais não abarcados pela previsão imunitória, leva a que se questione a noção de que ela protegeria a liberdade de expressão em toda a sua completude. Por fim, a circunstância de que abrange operações desenvolvidas em campo privado indica possível caráter indutor na espécie, o que traz consequências ao seu alcance e à sua interpretação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.