Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GustavoCosta_VitoriaBarros_tcc.pdf9,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aspectos discursivos sobre a eficácia da Coronavac no Twitter
Autor(es): Costa, Gustavo da
Barros, Vitória Lobo Batista
Orientador(es): Flexor, Carina Luisa Ochi
Assunto: Twitter (Rede social on-line)
Covid-19
Vacinação
Desinformação
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 2-Dez-2022
Referência: COSTA, Gustavo da; BARROS, Vitória Lobo Batista. Aspectos discursivos sobre a eficácia da Coronavac no Twitter. 2021. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A vacina CoronaVac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, encontra-se em meio à disputas político-ideológicas que, inclusive, permearam o modo como o nosso país enfrentou a pandemia da COVID-19. O presente trabalho teve como objetivo mapear e compreender as linhas discursivas em torno da eficácia do citado imunizante no site de rede social Twitter, no período de 05 de julho a 15 de agosto de 2021. A partir de um arcabouço teórico específico e de uma perspectiva dedutiva, a investigação qualitativa-exploratória fez uso da combinação da análise de redes sociais e de conteúdo, o que tornou possível compreender as muitas questões que orbitam o tema. Para a visualização dos dados foram criados mapas semânticos que ajudaram a identificar o que estava sendo dito sobre a eficácia da CoronaVac, sobretudo, nos dois dias de pico da utilização do termo. Permitiu, ainda, a análise dos conteúdos de alguns dos principais tuítes do período e o reconhecimento dos perfis que mais comentaram sobre o tema. Os resultados alcançados apontam para o fato de que, em sua maioria, os usuários da rede não são contrários à vacinação, mas questionam, com frequência, a eficácia da vacina mencionada, ilustrando, em alguma medida, o impacto da politização do imunizante.
Abstract: The CoronaVac vaccine, developed in Brazil by the Butantan Institute in partnership with the pharmaceutical company Sinovac, is in the midst of political and ideological disputes that have permeated the way our country faced the COVID-19 pandemic. This study aimed to map and understand the discursive lines surrounding the effectiveness of the mentioned immunizing agent on the social network site Twitter, from July 5 to August 15, 2021. From a specific theoretical framework and a deductive perspective, the qualitative-exploratory investigation made use of the combination of social network analysis and content analysis, which made possible to understand the many questions that surround the subject. For the visualization of the data, semantic maps were created and helped to identify what was being said about the efficacy of CoronaVac, especially in the two days of peak use of the term. It also allowed the analysis of the contents of some of the main tweets of the period and the recognition of the profiles that most commented on the subject. The results obtained point to the fact that, for the most part, network users are not against vaccination, but frequently question the efficacy of the mentioned vaccine, illustrating, to some extent, the impact of immunization politicization.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.