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Título: Melhor ir à luta : um podcast sobre a vivência de micro-influenciadores em defesa dos direitos humanos
Autor(es): Barros, João Victor Sampaio
Silva, Laianny Gonçalves Mangabeira da
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Influenciadores digitais
Podcast
Direitos humanos
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 4-Dez-2022
Referência: BARROS, João Victor Sampaio; SILVA, Laianny Gonçalves Mangabeira da. Melhor ir à luta: um podcast sobre a vivência de micro-influenciadores em defesa dos direitos humanos. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este memorial descreve a questão-problema, as justificativas, a metodologia, o referencial teórico, as etapas de produção, a cronologia e o orçamento da série de podcasts “Melhor ir à luta”, que relata vivências de micro-influenciadores voltados para a defesa dos direitos humanos. O objetivo do produto é abordar, de forma envolvente e aprofundada, como os micro-influenciadores enxergam a sua contribuição para a causa de direitos humanos e os limites e possibilidades dessa atuação. O gênero podcast foi escolhido por estar em evidência entre populações de diferentes idades, classes sociais e escolaridades e por permitir a abordagem de conteúdos variados. Como metodologia, foram utilizadas a revisão bibliográfica e a entrevista semi-estruturada, a qual prevê a existência de um roteiro, mas confere ao entrevistador e à fonte a autonomia para abordarem aspectos não contemplados pelas questões, desde que ligados aos objetivos e ao contexto da conversa. O referencial teórico voltou-se para uma breve conceituação e história dos direitos humanos, sua relação com a mídia, a conceituação de podcast, com suas principais características, e a definição de micro-influenciadores. As etapas de pré-produção e produção envolveram a leitura e aprofundamento sobre o tema, a construção do roteiro, a escolha dos entrevistados, as gravações, o processo de edição e o planejamento visual do produto, que destacou cores e tipografias ligadas à luta social. Os principais desafios do trabalho foram realizar um produto em linguagem atraente e acessível, divulgá-lo para públicos diversificados e trabalhar em condições de produção difíceis, já que o tempo era escasso e há uma pandemia em andamento, trazendo riscos à saúde física e mental e a necessidade de realizar a produção de forma remota. As maiores conquistas do trabalho foram a realização ao produzir um trabalho final de temática relevante e atual, que explore vários conhecimentos adquiridos durante o curso, e a experiência de trabalhar em dupla,adequando-se ao ritmo e às necessidades do parceiro/da parceira. Como divulgação, pretende-se utilizar a rede já formada de micro-influenciadores parceiros, a fim de dar mais organicidade entre o produto e seus públicos.
Abstract: This memorial describes the problem-issue, the justifications, the methodology, the theoretical framework, the stages of production, the chronology and the budget of the podcast series "Melhor ir à luta", which reports experiences of micro-influencers focused on the defense of human rights. The objective of the product is to approach, in an engaging and in-depth way, how micro-influencers see their contribution to the cause of human rights and the limits and possibilities of this action. The podcast genre was chosen because it is in evidence among populations of different ages, social classes and schooling and because it allows the approach of varied contents. As a methodology, we used the bibliographic review and the semi-structured interview, which provides for the existence of a script, but gives the interviewer and the source the autonomy to address aspects not contemplated by the issues, as long as they are related to the objectives and context of the conversation. The theoretical framework turned to a brief conceptualization and history of human rights, its relationship with the media, the concept of podcast, with its main characteristics, and the definition of micro-influencers. The stages of pre-production and production involved reading and deepening on the theme, the construction of the script, the choice of the interviewees, the recordings, the editing process and the visual planning of the product, which highlighted colors and typographies related to the social struggle. The main challenges of the work were to carry out a product in attractive and accessible language, disseminate it to diverse audiences and work in difficult production conditions, since time was scarce and there is a pandemic in progress, bringing risks to physical and mental health and the need to carry out production remotely.The greatest achievements of the work were the realization by producing a final work of relevant and current theme, which explores various knowledge acquired during the course, and the experience of working in pairs, according to the rhythm and needs of the partner/ partner. As a disclosure, it is intended to use the network already formed of micro-influencers partners, in order to give more organicity between the product and its audiences.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
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