Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32776
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CarolinaDeCastroAraujoPacheco_tcc.pdf537,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da representatividade, valor preditivo positivo, completitude e oportunidade do sistema de vigilância da dengue no Brasil de 2018 a 2020
Autor(es): Pacheco, Carolina de Castro Araujo
Orientador(es): Araujo, Wildo Navegantes de
Assunto: Vigilância epidemiológica
Sistema de Informação em Saúde (SIS)
Dengue
Data de apresentação: 11-Nov-2021
Data de publicação: 4-Dez-2022
Referência: PACHECO, Carolina de Castro Araujo. Avaliação da representatividade, valor preditivo positivo, completitude e oportunidade do sistema de vigilância da dengue no Brasil de 2018 a 2020. 2021. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Epidemiologia para Vigilância e Controle do Aedes aegypti e de arboviroses) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar a representatividade, a completitude dos dados sociodemográficos, o valor preditivo positivo (VPP) e a oportunidade do sistema de vigilância da Dengue no Brasil entre 2018 e 2020. Como método foi realizada uma avalição e estudo descritivo dos atributos selecionados por meio dos dados secundários do sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e Sistema de informações Hospitalares (SIH), tendo como base, o guia de avaliação de sistemas de vigilância do Center for Disease Control and Prevention (CDC). Os resultados encontrados consistiram na representatividade do sistema avaliada como regular; o VPP foi verificado como baixo por não acompanhar a incidência em 2019 e houve uma variação significativa no VPP do ano de 2020, podendo ser vinculado a pandemia de covid-19; O Sistema foi avaliado como inoportuno para notificação, digitação, investigação e encerramento. Conclui-se que existe um desafio de organização do sistema de vigilância da dengue, houve aumento de casos nos últimos anos e sobrecarga do sistema com a pandemia de covid-19. Se faz necessária a avaliação periódica do serviço de vigilância, investimento em capacitações operacionais e intervenções intersetoriais com foco em minimizar os determinantes sociais e ambientais envolvidos na transmissão da dengue.
Abstract: The study aimed to evaluate the dengue surveillance representativeness, the data quality, the positive predictive value (PPV) and timeliness in Brazil between 2018 and 2020. This was an evaluation and descriptive study of selected attributes and it was carried out through data from the Notifiable Diseases Information System (Sinan) and the Hospital Information System (SIH), based on the Center for Disease Control and Prevention's (CDC) surveillance systems assessment guide. The evaluation results found consisted in the regular representativeness; the PPV was found to be low because it did not follow the incidence in 2019 and there was a significant variation in the PPV for 2020, which could be linked to the covid-19 pandemic; The System timeliness was evaluated as inappropriate for notification, typing, investigation and closure. It is concluded that there is a challenge in the dengue surveillance system organization, there has been a recent increase in cases in the last years and a system overload of covid-19 pandemic. Periodic surveillance service evaluation, operational training investment and intersectoral interventions focusing on minimizing the social and environmental determinants involved in dengue transmission is necessary.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Epidemiologia para Vigilância e Controle do Aedes aegyptie de Arboviroses



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.