Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32796
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_KellenDaCosta_WigorAlves_tcc.pdf578,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bioacessibilidade de compostos fenólicos em diferentes partes botânicas de Passiflora spp. e seus produtos processados : uma revisão sistemática
Autor(es): Costa, Kellen França da
Alves, Wigor da Silva
Orientador(es): Oliveira, Lívia de Lacerda de
Assunto: Maracujá
Bioacessibilidade
Digestão in vitro
Alimentos processados
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 5-Dez-2022
Referência: COSTA, Kellen França da; ALVES, Wigor da Silva Alves. Bioacessibilidade de compostos fenólicos em diferentes partes botânicas de Passiflora spp. e seus produtos processados: uma revisão sistemática. 2021. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Frutos e folhas de plantas do gênero Passiflora vem recebendo atenção pela sua composição de compostos fenólicos, metabólitos secundários vegetais cujo consumo vem sendo associado à redução risco de desenvolvimento de diversas doenças crônicas por seu potencial antioxidante e anti-inflamatório. Porém, para que esses compostos ingeridos em produtos alimentícios ou em diferentes preparações de partes botânicas das plantas possam exercer seus efeitos à saúde, eles precisam estar primeiramente bioacessíveis. Desse modo, desenvolveu-se uma revisão sistemática sobre a bioacessibilidade in vitro de compostos fenólicos em diferentes partes botânicas de Passiflora spp. e seus produtos processados. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos seguintes bancos de dados eletrônicos: Pubmed; Scopus; Springerlink; Web of Science; Science Direct; Wiley Online Library e ProQuest, a partir de protocolo com estratégia de busca previamente estruturada, sendo extraídos 819 artigos científicos. A inclusão se deu a partir de critérios de elegibilidade, e após seleção e avaliação, cinco artigos foram incluídos na revisão sistemática. Nestes diferentes estudos apenas uma espécie do gênero Passiflora foi investigada (P. edulis) e as amostras compreenderam sucos de polpa de maracujá, extratos de casca e folhas, além de folhas fervidas e desidratadas. Dependendo do artigo, foi avaliada a bioacessibilidade in vitro de compostos fenólicos individuais, de classes (flavonoides totais e antocianinas totais) e/ou de polifenóis totais, utilizando diferentes protocolos de digestão in vitro e métodos analíticos (identificação e quantificação). No geral, o perfil de compostos fenólicos foi alterado após a digestão in vitro e a bioacessibilidade dos compostos fenólicos totais foi consideravelmente reduzida, variando de 6% em suco concentrado da polpa a 26% em folhas desidratadas, respectivamente. Em relação aos compostos fenólicos individuais, percentuais de bioacessibilidade muito diferentes foram encontrados, na faixa de 0% para quercetina a 2.807% para ácido clorogênico nos diferentes estudos. Essas variações de perfil da fração bioacessível comparada com a amostra não-digerida e de bioacessibilidade entre os diferentes compostos está relacionada à degradação e às diferentes reações como hidrólise ou isomerização que eles podem sofrer durante o processo de digestão. Além disso, muitas variáveis podem ter contribuído para as diferenças de bioacessibilidade de compostos fenólicos entre os diferentes estudos como o tipo de amostra, incluindo a parte da planta utilizada e o processamento, e a estrutura do composto fenólico, além de diferenças nos métodos de digestão in vitro e de análise da fração bioacessível e na apresentação destes dados, que dificultam a sua comparação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.