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Título: Marketing turístico e a promoção de destinos : um estudo de caso sobre a Marca Brasília (DF)
Autor(es): Gomes, Júlia Maria Correia
Orientador(es): Mello, Gabriela Zamignan de Andrade
Assunto: Turismo - marketing
Brasília (DF) - história
Turismo - gestão
Marca de produtos
Data de apresentação: 6-Out-2022
Data de publicação: 6-Dez-2022
Referência: GOMES, Júlia Maria Correia. Marketing turístico e a promoção de destinos : um estudo de caso sobre a Marca Brasília (DF). 2022. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O marketing turístico tem por finalidade promover e fortalecer a imagem dos destinos turísticos. Com o aumento da competitividade, criar uma marca e investir no seu place branding são estratégias que visam reforçar as características de uma localidade e destacar as suas vantagens frente aos destinos concorrentes. O presente estudo teve como objetivo geral analisar o processo de criação da Marca Brasília para a promoção da cidade como destino turístico. O caminho metodológico compreendeu a realização de pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados ao turismo, processos do marketing, marketing turístico, marca, imagem, identidade, gestão de destinos e de marcas, e o uso das mídias digitais como propulsor da promoção turística. Com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre o objeto deste estudo de caso, foi aplicado um questionário com os idealizadores do projeto de criação da marca Brasília. Como principais resultados, destaca-se o processo de criação da Marca Brasília, que foi pensado para que Brasília fosse reconhecida e identificada como monumento vivo a céu aberto (MANUAL, 2018). Os resultados apontaram que a proposta principal da Marca Brasília visou transmitir a essência, a singularidade e os atributos que são reconhecidos na cidade, com o objetivo de criar valor e ser diferencial competitivo no mercado turístico. Por meio de um concurso, definiu-se como ganhador a proposta que reuniu as principais características de Brasília, como sua arquitetura modernista, cidade horizonte, cosmopolita e inovadora. No entanto, é importante ressaltar que após o lançamento da marca em 2017, sua utilização e divulgação não tem sido efetiva considerando a descontinuidade da gestão da marca pela instituição responsável. Cabe destacar que a criação de uma marca destino compreende diversos desafios, porém configurase como uma estratégia importante para promoção dos destinos quando bem planejada e reconhecida por todos os atores da comunidade turística.
Abstract: Tourism marketing aims to promote and strengthen the image of tourist destinations. With the increase in competitiveness, creating a brand and investing in place branding are strategies that aim to reinforce the characteristics of a location and highlight its advantages over competing destinations. The general objective of the present study was to analyze the process of creating the Brasília brand to promote the city as a tourist destination. The methodological path comprised a bibliographic research on themes related to tourism, marketing processes, tourism marketing, brand, image, identity, destination and brand management, and the use of digital media as a driver of tourism promotion. In order to deepen the knowledge about the object of this case study, a questionnaire was applied to the creators of the project to create the Brasília brand. As main results, the creation process of the Brasília Brand stands out, which was thought so that Brasília would be recognized and identified as a living open-air monument (MANUAL, 2018). The results pointed out that the main proposal of the Brasília Brand aimed to convey the essence, uniqueness and attributes that are recognized in the city, in order to create value and be a competitive differential in the tourism market. Through a contest, the proposal that brought together the main characteristics of Brasília, such as its modernist architecture, skyline, cosmopolitan and innovative city, was defined as the winner. However, it is important to note that after the launch of the brand in 2017, its use and dissemination has not been effective considering the discontinuity of the brand management by the responsible institution. It should be noted that the creation of a destination brand includes several challenges, but it is configured as an important strategy for the promotion of destinations when well planned and recognized by all stakeholders of the tourism community.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2022.
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