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Título: Fogo, memória e arte : a espetacularização dos NFTs e a aura reprodutível
Autor(es): Pelanda, Pedro Henrique Ibarra
Orientador(es): Calazans, Fabíola Orlando
Assunto: Arte digital
Memória
Arte
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 7-Dez-2022
Referência: PELANDA, Pedro Henrique Ibarra. Fogo, memória e arte: a espetacularização dos NFTs e a aura reprodutível. 2021. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Em julho de 2021, um coletivo artístico, chamado Fractal Studios, arrematou a obra Fumeur V, de Pablo Picasso, em um leilão, fotografou-a, adicionou a ela um Non-Fungible Token, NFT, e incinerou o quadro do pintor espanhol. A partir desta ação, o presente artigo desdobra o fato em reflexões sobre como o mercado artístico tem tratado os NFTs de forma espetacular; sobre a destruição e a preservação de memória; e também sobre como as novas tecnologias podem influenciar e alterar o conceito de aura nas obras de arte. Dessa forma, a pesquisa visa, por meio do desenvolvimento do caso nomeado The Burned Picasso, a entender as aplicações dos conceitos de espetáculo, primeiramente propostos por Guy Debord, mas estendidos por outros autores, na realidade atual; aprofundar-se na forma como a sociedade percebe e se preocupa com o armazenamento de lembranças; e dialogar, com os estudos de Walter Benjamin, sobre uma nova visão de aura e reprodutibilidade técnica no que diz respeito à arte digital possuir uma aura que pode ser acessada de mais de um ponto ao mesmo tempo, uma aura reprodutível.
Abstract: In July 2021, an art collective named Fractal Studios bought Pablo Picasso's Fumeur V at an auction, photographed it, added a Non-Fungible Token, NFT, and incinerated the Spanish artist’s painting. From this action, this article unfolds that fact through reflections about how the artistic market has treated NFTs in a spectacular way; about the destruction and preservation of memory; and also about how new technologies can influence and change the concept of aura in works of art. Thus, the research aims, through the development of the case named The Burned Picasso, at understanding the applications of the concepts of spectacle, first proposed by Guy Debord, but extended by other authors in the current reality; delving into how society perceives and cares about the storage of memories; and dialoguing, with the studies of Walter Benjamin, about a new vision of aura and technical reproducibility with regard to digital art having an aura that can be accessed from more than one point at the same time, a reproducible aura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
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