Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3284
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_HelenTalitaSantosNunes.pdf557,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A “solidariedade” neoliberal e o Estado brasileiro pós-1990 : um estudo do Programa Mesa Brasil do SESC/Distrito Federal
Autor(es): Nunes, Helen Talita Santos
Orientador(es): Duarte, Janaína Lopes do Nascimento
Assunto: Solidariedade
Voluntariado
Associações sem fins lucrativos
Política social
Neoliberalismo
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 12-Abr-2012
Referência: NUNES, Helen Talita Santos. A “solidariedade” neoliberal e o Estado brasileiro pós-1990: um estudo do Programa Mesa Brasil do SESC/Distrito Federal. 2011. 77 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo trata da solidariedade e do voluntariado na atualidade, a fim de problematizar como tais temáticas são apropriadas pelo sistema capitalista sob o regime neoliberal, especialmente a partir da lógica da contrarreforma do Estado que transfere responsabilidades estatais, em relação a políticas públicas, para o “terceiro setor”. Para compreender como a lógica desta “solidariedade” tem sido apreendida pelo “terceiro setor”, estudou-se o Programa Mesa Brasil da instituição Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (SESC/DF). Assim, este trabalho teve como objeto de estudo a funcionalidade da “solidariedade” neoliberal e sua concretização no “terceiro setor” – especialmente no Programa Mesa Brasil – como solução para responder as expressões da questão social e também para colaborar com a desresponsabilização do Estado. Por meio de um estudo qualitativo, utilizou-se o método dialético para realizar pesquisa bibliográfica voltada para produções críticas do Serviço Social e também pesquisa documental no Programa Mesa Brasil. Alguns resultados puderam ser apontados: a) o sistema capitalista tem dado uma direção política a seu favor em relação à solidariedade e ao voluntariado, propagando a ideia de um Estado ineficiente, um mercado que só busca o lucro e uma sociedade civil – confundida propositalmente com “terceiro setor” – solidária e capaz de resolver os problemas sociais; b) o Mesa Brasil é uma ação de “responsabilidade social” do SESC/DF que contribui com a tendência de manutenção do consenso e fortalecimento da hegemonia do capital.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3284
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons