Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoanaDoPradoMeloHardman_tcc.pdf836,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Machado de Assis, cronista : a série Bons dias! na construção de um ensino de história plural e antirracista
Autor(es): Hardman, Joana do Prado Melo
Orientador(es): Pinto, Ana Flávia Magalhães
Assunto: Assis, Machado de, 1839-1908
Abolicionistas
História - estudo e ensino
Data de apresentação: 30-Set-2022
Data de publicação: 8-Dez-2022
Referência: HARDMAN, Joana do Prado Melo. Machado de Assis, cronista : a série Bons dias! na construção de um ensino de história plural e antirracista. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Nesta monografia, proponho uma análise de fonte histórica da série de crônicas Bons dias!, publicada por Machado de Assis, no jornal Gazeta de Notícias, entre abril de 1888 e agosto de 1889, sob o pseudônimo Boas Noites. A vertente cronista da obra machadiana e a relação desse autor com os periódicos do século XIX são valiosas no que concerne ao estudo de seu posicionamento quanto à questão abolicionista e ao envolvimento de sujeitos históricos negros nesse processo no Brasil. Além disso, essas crônicas constituem-se como importante escopo para uma proposta de letramento histórico e literário nas salas de aulas da Educação Básica brasileira. Portanto, minha proposta neste trabalho é sugerir como, a partir do estudo de Bons dias! e de Machado de Assis como um autor negro, é possível transpormos as barreiras entre literatura e história no Brasil, a fim de que superemos o ensino tradicionalista dessas disciplinas e alcancemos um ensino de história que seja plural e antirracista
Abstract: This monograph offers a historical source analysis of the collection of short stories Bons dias!, published by Machado de Assis, under the pseudonym ―Boas Noites‖, in the newspaper Gazeta de Notícias, between April 1888 and August 1889. The literary chronicler branch of Machado‘s work and the author‘s association with journals dating to the nineteenth century are valuable to matters concerning the study on his stance regarding the Brazilian abolitionist matter and the engagement of black historical figures in this process. Furthermore, these short stories are established as a fundamental scope in the proposal of a historical and literary literacy in Brazil‘s basic education classrooms. Therefore, it is proposed in this monograph a suggestion, stemming from the study of Bons dias! and Machado de Assis as a black author, of ways in which the surpassion of barriers between literature and history in Brazil are possible. This process must happen so that the conservative education of these disciplines can be overcome, thus, achieving a plural and antiracist history teaching.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.