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Título: Sound branding : as faces do sentido auditivo na gestão de marcas
Autor(es): Baptista, Leonardo Brêttas
Orientador(es): Dietzsch, Rafael
Assunto: Identidade sonora
Marca
Branding (Marketing)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 8-Dez-2022
Referência: BAPTISTA, Leonardo Brêttas. Sound branding: as faces do sentido auditivo na gestão de marcas. 2021. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa se encontra na interseção entre Comunicação e Música, na forma do sound branding. Em outras palavras, o propósito central é investigar como o aspecto sonoro pode ser aplicado no fortalecimento do conceito de uma marca. No primeiro momento, foi definido o que é marca e como se constitui uma estratégia de branding, para depois se explicar o que é uma identidade visual, a qual é a forma mais comum de aplicação de branding e, por fim, explicar a ideia de branding sensorial e como seus cinco sentidos são trabalhados. No segundo momento, foram explicados conceitos de acústica e percepção musical, começando pela explicação do que é som, em uma abordagem física, partindo para a definição de termos técnicos do universo musical para, então, se observar algumas ideias da área de psicologia e estética, afim de se investigar o processo de interpretação humana do som. Por último, no terceiro momento, se entra no estudo de sound branding, de fato, começando por uma definição do conceito em si, para depois, passar por suas estratégias específicas. Foram explicadas o que são: logo sonora, jingle, tem a musical, linguagem da marca, som do produto, e sonorização de ambientes. Junto às explicações dos conceitos, foram mostrados também exemplos práticos onde cada um foi aplicado. O trabalho se encerra em uma conclusão mostrando resultados positivos e oportunidades futuras de pesquisa na área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.
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