Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32885
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ErikTeixeiraLopes_tcc.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estruturação de interface entre eduscrum e metodologias ativas para o ensino de gestão de projetos
Autor(es): Lopes, Erik Teixeira
Orientador(es): Souza, André Luiz Aquere de Cerqueira e
Assunto: Gestão de projetos
Engenharia civil - estudo e ensino
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 13-Dez-2022
Referência: LOPES, Erik Teixeira. Estruturação de interface entre eduscrum e metodologias ativas para o ensino de gestão de projetos. 2021. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ensino superior brasileiro utiliza sobremaneira o método tradicional de aprendizagem, centrado no professor e em palestras expositivas de grande carga teórica. Contudo, nos últimos anos, as metodologias ativas de aprendizagem vêm ganhando espaço, com destaque principalmente nos cursos na área de saúde, em função de diretrizes legais para sua implementação. Paralelamente, a utilização de metodologias ativas no ensino de engenharia para otimização dos resultados de aprendizagem já é amplamente difundida em diversos países. Nesse sentido, este estudo visa propor uma estrutura que aborde a interface entre a abordagem ágil Scrum aplicado à educação, conhecida como EduScrum, e as metodologias ativas de aprendizagem, de forma a trazer uma abordagem mais aplicada e focada em resultados, passível de implementação em diferentes contextos educacionais. Assim, o escopo deste trabalho contempla uma revisão da literatura, a estruturação, a aplicação e a avaliação de um método híbrido na disciplina Gestão de Projetos e Equipes Multidisciplinares, ofertada pelo Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília e a proposta de melhorias a partir dos resultados da aplicação. Na aplicação inicial, foram validadas hipóteses e identificados pontos de melhoria, sendo obtido um grau de satisfação dos estudantes de 4,47 em uma escala de 1 a 5, além de um Net Promoter Score de 82.Na segunda etapa, foi elaborado um mapa de alavancas, associando os pontos de melhoria com possíveis soluções, sendo essas desenvolvidas e apresentadas detalhadamente no desenvolver do trabalho. Por fim, são apresentadas considerações de todo o trabalho e recomendações para possíveis adaptações em outros contextos.
Abstract: Brazilian college education makes great use of the traditional method of learning, centered on the professor and lectures with a great theoretical weight. However, in recent years, active learning methodologies have been gaining ground, especially in courses in the health area, due to legal guidelines for their implementation. At the same time, the use of active methodologies in engineering education to optimize learning results is already widespread in several countries. In this sense, this study aims to propose a structure that addresses the interface between the agile Scrum methodology applied to education, known as EduScrum, and the active learning methodologies, inorder to bring a more applied and results-focused approach, capable of being implemented in different educational contexts. Thus, the scope of this work includes a review of the literature, the structuring, application and evaluation of a hybrid method inthe discipline of Project Management and Multidisciplinary Teams, offered by the Department of Civil and Environmental Engineering at the University of Brasíliaand the proposal for improvements based on the results of the application.In the initial application, hypotheses were validated,and points of improvement were identified, obtaining a degree of student satisfaction of 4.47 on a scale of 1 to 5, in addition to a Net Promoter Score of 82.In the second stage, a map of levers was prepared, associating the points of improvement with possible solutions, which were developed and presented in detail in the development of the work. In the end, considerations of all the work and recommendations for possible adaptations in other contexts are presented.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.