Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32888
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuiggiFontenele_PatriciaPereira_tcc.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso das interpretações das práticas educomunicativas presentes na BNCC
Autor(es): Fontenele, Luiggi Oliveira
Pereira, Patrícia Bezerra
Orientador(es): Paulino, Fernando Oliveira
Assunto: Educomunicação
Alfabetização midiática
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 13-Dez-2022
Referência: FONTENELE, Luiggi Oliveira; PEREIRA, Patrícia Bezerra. Estudo de caso das interpretações das práticas educomunicativas presentes na BNCC. 2022. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo as referências à Comunicação, sejam técnicas ou relacionadas à criação de ecossistemas comunicativos, presentes em competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de que forma elas são interpretadas pelas equipes pedagógicas da Educação Básica. Nessa perspectiva, a pesquisa foi desenvolvida para analisar de que maneira os professores e a coordenação pedagógica do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03, de Sobradinho-DF, interpretam e aplicam as questões relacionadas à educomunicação apontadas na BNCC no ambiente escolar. Foram selecionados os principais conceitos da BNCC que se relacionam com a educomunicação para entender como essas práticas estão presentes nas turmas do ensino fundamental da instituição de ensino escolhida. Por fim, em entrevista com o coordenador pedagógico da escola e a partir de um questionário online aplicado para os professores, conclui-se que, mesmo com os processos educomunicativos presentes no dia a dia escolar, é a formação é insuficiente para que os professores e a equipe pedagógica possam desenvolver novos métodos para lidar com todas as complexas vertentes da educomunicação.
Abstract: This work has as its object of study the references to Communication, whether technical or related to the creation of communicative ecosystems, present in competencies and skills of the National Common Curricular Base (BNCC) and how they are interpreted by teachers of public elementary schools. In this perspective, the research was developed to analyze how teachers of an elementary school (CEF) 03, in Sobradinho-DF, interpret and apply the issues related to educommunication pointed out in the BNCC in the school environment. The main concepts of the BNCC that are related to educommunication were selected to understand how these practices are present in the elementary school classes of the chosen educational institution. Finally, in an interview with the school's coordinator and from an online survey applied to the teachers, it is concluded that even with the educommunicative processes present in the school's daily life, it is evident that there is insufficient training for teachers and the school team so they can develop new methods to deal with all the complex aspects of educommunication.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.