Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32890
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuizaRibeiroDeMenezesSouza_tcc.pdf835,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vigilância de dados : a percepção do estudante de graduação da Universidade de Brasília sobre a coleta e vigilância de dados no aplicativo de mensagens WhatsApp
Autor(es): Souza, Luíza Ribeiro de Menezes
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Vigilância digital
Proteção de dados
Políticas de comunicação
WhatsApp (Rede social on-line)
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 13-Dez-2022
Referência: SOUZA, Luíza Ribeiro de Menezes. Vigilância de dados: a percepção do estudante de graduação da Universidade de Brasília sobre a coleta e vigilância de dados no aplicativo de mensagens Whatsapp . 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As redes sociais já se tornaram uma extensão da vida em sociedade. Nesse cenário, as empresas encontraram um ambiente para a coleta e vigilância de dados a fim de construir perfis de consumo com potencial de modificar desejos e ações. Recentemente, o aplicativo de mensagens WhatsApp alterou sua política de privacidade para introduzir a versão Business, direcionada às empresas, e com essas modificações os riscos à violação de direitos e liberdades se tornaram mais evidentes. O trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica e pesquisa quantitativa, buscou compreender a importância da proteção de dados e identificar qual o conhecimento de estudantes da Universidade de Brasília sobre o assunto. Os resultados demonstraram que mesmo os estudantes, que se constituem em perfil de usuários ativos e constantes da internet, ainda possuem conhecimento raso sobre o tema, além de certa resistência em aprofundá-lo.
Abstract: Social networks have already become an extension of life in society. In this scenario, companies found an environment for data collection and surveillance in order to build consumption profiles with the potential to modify desires and actions. Recently, the messaging application WhatsApp has changed its privacy policy to introduce the Business version, aimed at companies, and with these changes the risks of violating rights and freedoms have become more evident. The work, through a literature review and quantitative research, sought to understand the importance of data protection and identify the knowledge of students at the University of Brasília on the subject. The results showed that even students, who constitute a profile of active and constant users of the internet, still have shallow knowledge about the subject, in addition to some resistance to deepening it.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.