Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JessicaSoaresOliveira_tcc.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologia para substituição dos agregados naturais pelo agregado reciclado de RCC para produção de blocos de concreto
Autor(es): Oliveira, Jéssica Soares
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Concreto
Blocos de concreto
Resíduos da construção civil
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 26-Dez-2022
Referência: OLIVEIRA, Jéssica Soares. Metodologia para substituição dos agregados naturais pelo agregado reciclado de RCC para produção de blocos de concreto. 2021. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem com o objetivo obter curvas granulométricas que se mostrem adequadas à produção de blocos de concreto sem função estrutural a partir da substituição em massa de teores progressivos de agregados de resíduo da construção civil (RCC), produzidos Distrito Federal. Para isso, foram analisadas as composições granulométricas de dois traços empregados em uma indústria de artefatos de concreto local, ensaiados em pesquisa anterior desenvolvida por Alves (2016), bem como as curvas granulométricas de amostras de agregados reciclados de (RCC) coletados e ensaiadas em pesquisas pretéritas realizadas por Tavares (2016) e Soares (2019).Através de simulações de substituições em massa de teores do agregado empregado no traço dos blocos por agregado de RCC reciclado, realizadas no software Microsoft Excel, foram geradas composições granulométricas para diversas combinações entre os traços referência e as amostras de agregado reciclado. Para tais combinações, teores de 25%, 50%, 75% e 100% foram testados e comparados às faixas granulométricas recomendadas para a produção de blocos proposta por Fernandes (2019). Através da análise granulométrica da mistura dos agregados componentes do bloco, observou-se que o traço (T2) é mais bem graduado e se enquadra melhor aos limites granulométricos propostos para blocos. As amostras de agregados(AR2) e (AR6) apresentaram-se mais adequadas à substituição para ambos os casos de traço referência analisadas (T1)e (T2). Observou-se ainda, que o módulo de finura reduziu a medida em que se aumentou os teores de substituição do agregado natural pelo agregado reciclado de RCC em todos os casos estudados. Baseado nas análises realizadas, se pode concluir que a metodologia de substituição em massa dos agregados naturais pelos reciclados mostrou-se uma metodologia viável, o que tende a facilitar a aplicação desse material na indústria da construção.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.