Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32932
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DiogenesCarvalhedoFerreira_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O herói trágico e o cavaleiro da fé : distinções entre ambos na obra Temor e Tremor de Kierkegaard
Autor(es): Ferreira, Diógenes Carvalhêdo
Orientador(es): Fernandes, Marcos Aurélio
Assunto: Kierkegaard, Soren, 1813-1855
Heróis
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 26-Dez-2022
Referência: FERREIRA, Diógenes Carvalhêdo. O herói trágico e o cavaleiro da fé: distinções entre ambos na obra Temor e Tremor de Kierkegaard. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho trata das distinções entre o Herói Trágico e o Cavaleiro da Fé, figuras apresentadas por Søren Kierkegaard em sua obra Temor e Tremor publicada em 1843. Para figurar o herói trágico, Kierkegaard, por meio de seu pseudônimo Johannes de Silentio, se vale de personagens antigos, a saber, Agamêmnon, da tragédia Ifigênia em Áulis; Jefté, juiz israelita narrado no Antigo Testamento da Bíblia, e Brutus(550-500 a.C.), tido como o fundador e o primeiro cônsul de Roma. O tema central da obra Temor e Tremor gira em torno, sobretudo, do personagem bíblico Abraão, o qual Johannes de Silentio apresenta como o cavaleiro da fé, no que se refere ao sacrifício de Isaac, seu filho. O herói trágico é a figura pela qual Johannes mostra como se dá o movimento da resignação, movimento esse que é o limite, por assim dizer, do herói trágico, é até aí que ele pode ir. E Abraão, o cavaleiro da fé, é o personagem no qual se observa a possibilidade de realizar o movimento da fé, que é o movimento que sucede o do herói trágico, ou seja, Abraão realiza os dois movimentos; e isso implica no paradoxo, que é a relação direta do indivíduo com o absoluto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.