Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32967
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaPaulaGoncalvesDeAlmeida_tcc.pdf871,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experimentos de Química no 1º ano do ensino médio no Colégio Estadual Elias Jorge Cheim
Autor(es): Almeida, Ana Paula Gonçalves de
Orientador(es): Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza
Assunto: Química - estudo e ensino
Experimentos químicos
Educação do campo
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 27-Dez-2022
Referência: ALMEIDA, Ana Paula Gonçalves de. Experimentos de Química no 1º ano do ensino médio no Colégio Estadual Elias Jorge Cheim. 2019. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2019.
Resumo: A metodologia usada para o ensino em química nas escolas do campo, em geral, se baseia apenas por aulas conceituais e descontextualizadas da realidade dos discentes. Isto pode dificultar a aprendizagem e despertar no estudante uma visão desmotivadora em relação à disciplina. Assim, uma alternativa que pode ser eficaz na aprendizagem efetivados estudantes é a utilização de práticas experimentais aliadas ao conhecimento científico, contextualizadas com a realidade na qual o estudante está inserido. As escolas do campo não possuem laboratórios de ciências, para as aulas experimentais, com materiais e reagentes adequados. No entanto, é possível a realização de aulas experimentais, com a ausência de laboratórios devidamente equipados, com materiais alternativos, de fácil acesso, proporcionando aos estudantes uma visão crítica em relação à disciplina. Assim, nesse trabalho foram realizados experimentos com materiais alternativos de baixo custo, possibilitando a execução desta proposta pedagógica, mesmo com ausência de laboratórios específicos em ciências. Tendo em vista a ausência de aulas práticas como metodologia de ensino, as dificuldades e o desinteresse dos estudantes em relação à disciplina de química, na escola do campo, o presente trabalho teve como objetivo mostrar a relevância das práticas experimentais, com materiais alternativos, agregadas ao conhecimento científico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.