Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32972
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AlanOliveiraRodrigues_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso da plataforma Khan Academy no ensino e aprendizagem de Ciências Naturais
Autor(es): Rodrigues, Alan Oliveira
Orientador(es): Carneiro, Marcella Lemos Brettas
Assunto: Ambientes virtuais de aprendizagem
Tecnologia na educação
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 27-Dez-2022
Referência: RODRIGUES, Alan Oliveira. Uso da plataforma Khan Academy no ensino e aprendizagem de Ciências Naturais. 2020. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2020.
Resumo: O presente trabalho refere-se ao uso de novas tecnologias com ênfase na Khan academy como ferramenta no ensino a ser realizado com educadores do curso de Licenciatura em Ciências Naturais atuantes das áreas de ciências químicas, ciências biológicas, ciências físicas, matemática, ensino de ciências e história e filosofia da ciência da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). O estudo visou obter a perspectiva dos educadores acerca de métodos de tecnologia de comunicação e informação. As aulas tradicionais onde percebe-se apenas o uso do quadro intercalado com uso do Datashow são de suma importância para o ensino aprendizagem. Entretanto, a utilização de alguns recursos tecnológicos para agregar e valorizar ainda mais o método de ensino é essencial. Cada vez mais, aulas totalmente expositivas estão se tornando exaustivas e com efeito no aprendizado relativo. Além disso, manter a atenção e entusiasmo do estudante tem sido uma tarefa desafiadora em um contexto em que recursos tecnológicos têm se tornado cada vez mais abundantes e disponíveis. Ao adicionar novidades e maneiras que vão além do que já estamos habituados a trabalhar, as chances dos estudantes se sentirem motivados são maiores à medida que se estimula a curiosidade e sua participação ativa. O papel das tecnologias na sala de aula tem esse efeito, ou seja, permite ao discente atuar não somente como um ouvinte, mas como um participante ativo do processo de ensino aprendizagem. Neste trabalho observou-se que existe resistência por parte de alguns educadores a se disponibilizarem a aderir meios tecnológicos em suas aulas. Entretanto, há aqueles que demonstraram total flexibilidade e interesse pelo método oferecido pela tecnologia. A questão do uso de smartphones em sala de aula para fins educativos dividiu a opinião entre os educadores, porém, a maioria reconhece que o uso do aparelho pode sim ser um aliado no método de ensino aprendizagem. O uso de plataformas digitais está cada vez mais presente nas salas de aulas. Desta forma, observa-se que os educadores aos poucos estão se adaptando a essas novidades. O estudo foi realizado através de uma pesquisa exploratória. Um questionário foi enviado via google forms juntamente com o termo de esclarecimento. O público estudado mostrou-se significativamente distribuído entre educadores que tem conhecimento e usam de meios tecnológicos e os educadores que não utilizam. Os dados coletados foram analisados através de uma estatística descritiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.