Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33001
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RamoniMonteiroDeSouzaSilva_tcc (1).pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O Museu Histórico de Brasília : um museu monumento na Praça dos Três Poderes
Autor(es): Silva, Ramoni Monteiro de Souza
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Museus - Brasília (DF)
Arquitetura de museus
Niemeyer, Oscar, 1907 - 2012
Modernismo (Arte)
Data de apresentação: Mai-2022
Data de publicação: 27-Dez-2022
Referência: SILVA, Ramoni Monteiro de Souza. O Museu Histórico de Brasília : um museu monumento na Praça dos Três Poderes. 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho propõe analisar a criação do primeiro Museu de Brasília, o Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade), dentro do contexto político da época, bem como a influência da imaginação museal de JK e seu envolvimento com os modernistas, especialmente os arquitetos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo identificar em que medida a política do governo JK, junto com a arquitetura e o modernismo concretizaram o Museu como monumento de poder. Para isso se utilizou revisões de literatura e análise de documentos, jornais e revistas ao qual se teve acesso, para apresentar o Museu Histórico de Brasília e as relações de Juscelino Kubitschek com os arquitetos modernistas desde sua experiência como prefeito de Belo Horizonte até a construção de Brasília e respectivamente a construção do Museu Histórico de Brasília.
Abstract: This article proposes to analyze the creation of the first Museum of Brasília, Historical Museum of Brasilia (City Museum), within the political context of the time, as well as the influence of JK's museum imagination and his involvement with the modernists, especially the architects. In this sense, this work aims to identify to what extent the JK government policy, together with architecture and modernism, made the Museum a monument of power. For this, literature reviews and analysis of documents, newspapers and magazines were used, to present the Historical Museum of Brasília and the relations of Juscelino Kubitschek with modernist architects from his experience as mayor of Belo Horizonte to the construction of Brasília and respectively the construction of the Historical Museum of Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.