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Título: Contribuições do geoprocessamento como ferramenta para gestão : aplicação no projeto do Corredor Eixo Norte (BRT-Norte)
Autor(es): Lima, Felipe Pereira de
Orientador(es): Ribeiro, Rômulo José da Costa
Assunto: Transporte público
Mobilidade urbana
Geoprocessamento
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 28-Dez-2022
Referência: LIMA, Felipe Pereira de. Contribuições do geoprocessamento como ferramenta para gestão: aplicação no projeto do Corredor Eixo Norte (BRT-Norte). 2020. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2020.
Resumo: O geoprocessamento se trata de uma poderosa ferramenta de apoio à gestão, principalmente em se tratando de gestão de um projeto de mobilidade urbana como caso do Corredor Eixo Norte que se é um Bus Rapid Transit(BRT) que será implementado na BR-020no trajeto entre Planaltina-DF e Plano Piloto. Neste contexto este trabalho visa verificar a utilização do geoprocessamento para gestão de projetos como o BRT com o fim de analisara relação entre gestão, em especial dentro do setor público, e o geoprocessamento, apresentar a questão da mobilidade urbana, observar o projeto em si e evidenciar a aplicação do geoprocessamento com o emprego de indicadores relevantes. Para isso foi realizado uma pesquisa de caráter quali-quantitativo com a aplicação de uma entrevista para compreender o objeto de estudo e a posteriori a parte quantitativa ficou a cargo de análises de dados obtidos em bases oficiais do governo. Os resultados demonstram que o geoprocessamento tem maior papel apenas ao fim do projeto e que indicadores como a demanda e tipo de modal utilizado tem forte expressão territorial. Por fim identificou-se um amplo espaço para a evolução da utilização do geoprocessamento, os mapas e análises resultantes demonstraram as potencialidades para criação de áreas de estudo, para a rápida observação e criação de cenários, contudo o caminho para implementação mais expressiva desta ferramenta ainda está em seus estágios iniciais.
Abstract: Geoprocessing is a powerful management support tool, especially when it comes to managing an urban mobility project, like the Corredor Eixo Nortewhich is a Bus Rapid Transit (BRT) that will be implemented on the BR-020 along the way between Planaltina-DF and Plano Piloto. In this context, this work aims to verify the use of geoprocessing for project management like the BRT in order to analyze the relationship between management, especially within the public sector, and geoprocessing, present the issue of urban mobility, observe the project itself and highlight the application of geoprocessing with the use of relevant indicators.For that, a qualitative and quantitative research was carried out with the application of an interview to understand the object of study and later the quantitative part was in charge of analysis of data obtained in official government bases.The results demonstrate that geoprocessing has a greater role only at the end of the project and that indicators such as demand and the type of modal used have strong territorial expression. Finally, a wide space was identified for the evolution of the use of geoprocessing, the resulting maps and analyzes demonstrated the potential for creating study areas, for the quick observation and creation of scenarios, however the path to more expressive implementation of this tool still is in its early stages.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2020.
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