Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33021
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RegesMatheusFerreiraSabino_tcc.pdf769,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: NetLogo no ensino de Ciências
Autor(es): Sabino, Reges Matheus Ferreira
Orientador(es): Brito, Paulo Eduardo de
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Modelagem baseada em agentes
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 28-Dez-2022
Referência: SABINO, Reges Matheus Ferreira. NetLogo no ensino de Ciências. 2020. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2020.
Resumo: Com o advento de novas tecnologias que se fazem cada vez mais presentes na vida de estudantes, e do surgimento de uma nova forma de se fazer ciência por meio do estudo de sistemas complexos a partir de simulações, conciliar a ferramenta computacional com a educação se torna necessário. Apresente pesquisa, por meio do ambiente de simulações baseada em agentes NetLogo, produziu um modelo de disseminação viral, que foi apresentado em aula para os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UnB, para que na sequência fosse coletada por meio de um questionário as percepções dos estudantes sobre o uso educacional do software. O modelo se mostrou funcional e os estudantes retornaram respostas positivas quanto ao uso do NetLogo para o ensino de Ciências.
Abstract: With the advent of new technologies that are increasingly present in the lives of students, and the emergence of a new way of doing science through the study of complex systems from simulations, it becomes necessary to reconcile the computational tool with education. The present research through the environment of agent based simulationon NetLogo produced a model of viral dissemination, which was presented in class to the students of the Degree in Natural Sciences at UnB,in the sequence the perceptions of the students about the educational use of the software were collected through a questionnaire. The model proved to be functional and the students returned positive answers regarding the use of NetLogo for science teaching.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.