Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33023
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ValdineiSilvanoDeSousa_tcc.pdf969,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Profissão docente : a percepção de professores sobre os motivos que levam à desistência da profissão
Autor(es): Sousa, Valdinei Silvano de
Orientador(es): Paiva, Olgamir Amância Ferreira de
Assunto: Docência
Professores - formação
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 28-Dez-2022
Referência: SOUSA, Valdinei Silvano de. Profissão docente: a percepção de professores sobre os motivos que levam à desistência da profissão. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2020.
Resumo: No presente trabalho buscamos compreender os fatores que levam os profissionais da carreira docente a desistirem da profissão. O estudo resgatou elementos da História da Educação situando neste contexto a formação e o trabalho docente, revelando que esse campo profissional sempre encontrou grandes dificuldades como a invisibilidade, a desvalorização e a desprofissionalização, entre outros problemas. Os principais temas abordados para o desenvolvimento desse trabalho foram: formação docente, trabalho docente (salário, condições de trabalho) e adoecimento físico e mental. Das leituras realizadas evidenciou-se que, em geral, os estudos sobre a docência têm como foco o impacto sobre os discentes, observa-se que não é dada a mesma ênfase sobre o profissional docente. O estudo revelou que a desvalorização profissional é o fator que mais desmotiva os profissionais de educação, pois é através da desvalorização que surgem os outros fatores como a precarização da escola e dos professores, salários baixos, invisibilidade da categoria, falta de segurança e desrespeito com os profissionais entre outros fatores, que provocam muitas vezes o adoecimento físico e mental nos docentes e que os afastam da profissão. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa e a coleta de dados ocorreu a partir de um questionário que alcançou o universo de 18 professores, dos quais dois participaram de uma entrevista semiestruturada. A partir dos dados coletados das respostas dos questionários online e dos respondentes da entrevista buscou se estabelecer as aproximações e distanciamentos entre as respostas dos participantes da pesquisa e o campo teórico desenvolvido com os autores nos quais assentamos as nossas reflexões, de maneira a apreender a partir das perspectivas dos profissionais de educação, os possíveis fatores que levam os professores a desistirem da profissão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.