Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielaRibeiroSoaresMatosMineiro_tcc.pdf6,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O corpo que habito : mapeamento do processo de formação de uma atriz
Autor(es): Mineiro, Gabriela Ribeiro Soares Matos
Orientador(es): Galvão, Ana Cristina Filgueira
Assunto: Corporeidade
Formação profissional
Atores - formação
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 2-Jan-2023
Referência: MINEIRO, Gabriela Ribeiro Soares Matos. O corpo que habito: mapeamento do processo de formação de uma atriz . 2021. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho trata do processo de formação artística de uma atriz descrito a partir da perspectiva de mapeamento. O mapeamento é uma intervenção que possibilita a construção de um conhecimento sobre o território, elaborado através da investigação-ação-participativa, a partir da construção ou do uso de mapas. A construção de mapas como forma de conhecimento reverberou no processo de formação da autora que deliberou fazer um mapeamento corporal artístico em formato de Diários de Bordo, e a partir disso criar seu mapeamento corporal. Seus diários foram analisados paralelamente ao Sistema Stanislavski e ao treinamento de Eugênio Barba, de forma a formular significados para o corpo.
Abstract: This work deals with the artistic formation process of the actress described from perspective ofmapping.Themappingis aintervention that enables the construction of knowledge about the territory, elaborated through participatory-action-research, based on the construction or use of maps. The construction of maps as a form of knowledge reverberated in the process of formation of the author who decided to make an artistic body mapping in the format of Logbooks, and from there create her body mapping. Herdiaries were analyzed in parallel with the Stanislavski System and the training of Eugênio Barba, in order to formulate meanings for the body.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.