Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_HeleniceFatimaSilvaMota_tcc.pdf304,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro e autoconhecimento : desenvolvendo saberes pessoais na educação básica
Autor(es): Mota, Helenice de Fátima Silva
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Autoconhecimento
Teatro na educação
Teatro
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 2-Jan-2023
Referência: MOTA, Helenice de Fátima Silva. Teatro e autoconhecimento: desenvolvendo saberes pessoais na educação básica. 2021. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar se o teatro trabalhado em sala de aula auxilia na busca pelo autoconhecimento. Foi adotado o procedimento metodológico de revisão bibliográfica, buscando diversos autores de diversas áreas, como por exemplo Goleman (1995), Paulo Freire (2006,2007), Boechat (2008),(Saarni,2002) e Marilena Chaui (1996). Após analisar os pontos de vista foi possível entender a relação que as artes cênicas tem como autoconhecimento. Percebeu-se que o autoconhecimento se dá de forma gradativa e contínua como defendeu Jung citando Boechat em 2008. O ser humano está a todo momento em processo de mudança e por isso precisa se conhecer novamente a cada dia. O processo se torna gradativo pelo fato do autoconhecimento compor não apenas o presente, mas o entendimento de suas emoções no passado para entender o presente. Entendendo a forma que os jogos teatrais e dramatizações contribuem com a busca pela compreensão e emoções humanas para usá-las e estudá-la sem cena, observou-se durante a pesquisa que trabalhar as Artes Cênicas dentro das salas de aula da educação básica brasileira pode contribuir com a busca dos estudantes pelo autoconhecimento.
Abstract: The general objective of this research is to analyze if the theater worked in the classroom helps in the search for self-knowledge. The methodological procedure of bibliographic review was adopted, seeking several authors from mixed areas,such as Goleman (1995), Paulo Freire (2006,2007), Boechat (2008),(Saarni,2002) and Marilena Chaui (1996). After analyzing the points of view, it was possible to understand the relationship that the performing arts have with self-knowledge. It was noticed that self-knowledge happens gradually and continuously, as defended by Jung, citing Boechat in 2008. Human beings are constantly in a process of change and there fore they need to know themselves again every day.The process becomes gradual because self-knowledge composes notonly the present, but the understanding of your emotions in the past to understand the present. Understanding the way that the atrical games and dramatizations contribute to the search for human understanding and emotions to use and study the monst age, it was observed during the research that working the performing arts within the classrooms of basic education in Brazil can contribute to the students' quest for self-knowledge.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.