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Título: Ouvidorias hospitalares e a sua compreensão como campo de participação social : uma análise documental
Autor(es): Neves, Priscila Moura
Orientador(es): Cruz, Mariana Sodario
Assunto: Ouvidoria hospitalar
Participação social
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 11-Jan-2023
Referência: NEVES, Priscila Moura. Ouvidorias hospitalares e a sua compreensão como campo de participação social: uma análise documental. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As ouvidorias são instâncias que caracterizam-se por aproximarem os cidadãos dos gestores aos lhes dar voz e espaço para manifestar suas insatisfações, contentamentos e/ou sugestões. A participação social dos indivíduos nas políticas públicas possibilita que eles sejam ouvidos no processo decisório. Dessa forma o objetivo deste estudo foi identificar se a participação social está inserida documentalmente como elemento que norteia as atividades das ouvidorias dos hospitais públicos e privados do Distrito Federal. Em um primeiro momento, foi realizado o levantamento das ouvidorias no site do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e conduzida a busca dos documentos nos sítios oficiais, contato via e-mail e telefônico. Seguiram para a análise documental 23 estabelecimentos: 20 ouvidorias de hospitais públicos e 3 de hospitais particulares. Os resultados confirmaram a identificação da participação social como elemento que norteia as ouvidorias dos hospitais públicos. Sendo apenas indiretamente mencionada no âmbito das ouvidorias particulares. Conclui-se ser necessário que pesquisas sejam desenvolvidas, a fim de se atestar, por meio de um universo amostral significativo e com acesso a mais dados, a presença e a execução do componente participativo nas atividades diárias das ouvidorias hospitalares do Distrito Federal. A análise documental fluiu melhor em relação às ouvidorias dos hospitais públicos devido à maior disponibilidade e à melhor acessibilidade aos marcos normativos.
Abstract: Ombudsmen are instances that are characterized by bringing citizens closer to managers by giving them voice and space to express their dissatisfactions, contentment and/or suggestions. The social participation of individuals in public policies enables them to be heard in the decision-making process. Thus, the objective of this study was to identify whether social participation is documentally inserted as an element that guides the activities of the ombudsman offices of public and private hospitals in the Federal District. By means of document analysis, the hospital ombudsmen were surveyed on the site of the National Register of Health Establishments (CNES) and the search for documents was conducted on official sites, contact was made by e-mail and telephone. For the document analysis 23 hospital establishments were: 20 ombudsmen from public hospitals and 3 from private hospitals. The results confirmed the identification of social participation as an element that guides of public hospital ombudsmen. Being indirectly mentioned in the scope of private ombudsmen. We conclude that it is necessary that research be developed, in order to attest, through a significant sample universe and with access to more data, the presence and implementation of the participatory component in the daily activities of hospital ombudsmen in the Federal District. The document analysis flowed better in relation to the ombudsman of public hospitals due to the greater availability and better accessibility to regulatory frameworks.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022.
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