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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Sandra Patrícia de Faria do-
dc.contributor.authorAlves, Jeff Jefferson Weuller da Silva-
dc.identifier.citationALVES, Jeff Jefferson Weuller da Silva. O papel do professor bilíngue no ensino de literatura brasileira para estudantes surdos do terceiro ano do ensino médio : a obra literária “vidas secas”. 2022. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar a função do professor bilíngue em uma atividade que envolve o estudo literário do romance “Vidas Secas”, obra de Graciliano Ramos, referência da literatura brasileira, adotada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que conta e interpreta a história do sertão nordestino. Com base nessa obra, criamos e apresentamos uma proposta de adequação didática para o ensino de Literatura Brasileira para estudantes surdos do terceiro ano do ensino médio, de forma a: (i) contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes surdos, no âmbito da Literatura, com subsídios que auxiliem os estudantes na interação do texto literário, e, também, (ii) analisar das provas do ENEM com questões relacionadas à obra. Nesse sentido, consideramos a importância do papel do professor bilíngue nesse processo, o que torna ainda mais importante o planejamento de aulas de Literatura de forma adequada aos estudantes surdos, considerando a elaboração do texto bilíngues, garantindo-lhes recursos que auxiliem na interpretação de textos e melhor compreensão da história do livro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordVidas secas (1938)pt_BR
dc.titleO papel do professor bilíngue no ensino de literatura brasileira para estudantes surdos do terceiro ano do ensino médio : a obra literária “vidas secas”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T14:49:23Z-
dc.date.available2023-01-17T14:49:23Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33099-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this research is to analyze the role of the bilingual teacher in an activity that involves the literary study of the novel "Vidas Secas", a work by Graciliano Ramos, a reference of Brazilian literature, adopted in the National High School Exam (ENEM), which tells and interprets the history of the Northeastern backlands. Based on this work, we created and presented a proposal for didactic adequacy to teach Brazilian Literature to deaf students in the third year of high school, in order to: (i) to contribute to the teaching and learning process of deaf students, in the scope of Literature, with subsidies that help students in the interaction of the literary text, and, also, (ii) to analyze ENEM’s tests with questions related to the work. In this sense, we consider the importance of the role of the bilingual teacher in this process, which makes it even more important the planning of Literature classes in an appropriate way to deaf students, considering the bilingual elaboration of the text, ensuring them resources that help in the interpretation of texts and better understanding of the history of the book.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



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