Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33122
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GeovanyRodriguesDaSilvaFerreira_tcc.pdf243,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ADPF 622 e as alterações no Conselho Nacional da Criança e do Adolescente: uma análise à luz do Constitucionalismo Abusivo e possibilidades conceituais
Autor(es): Ferreira, Geovany Rodrigues da Silva
Orientador(es): Cavalcanti, Ana Beatriz Vanzoff Robalinho
Assunto: Políticas públicas
Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Direitos fundamentais
Democracia
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 23-Jan-2023
Referência: FERREIRA, Geovany Rodrigues da Silva. A ADPF 622 e as alterações no Conselho Nacional da Criança e do Adolescente: uma análise à luz do Constitucionalismo Abusivo e possibilidades conceituais.2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A mobilização social e a participação dos mais variados grupos foram marcantes no processo de redemocratização, principalmente durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1987-88, a qual foi concebida como alvo oportuno para a consolidação e conquista de direitos. Desse modo, a sociedade civil assumiu um papel de combate ao autoritarismo vindo do Estado e, durante a transição democrática, a participação cidadã foi reconhecida como um símbolo de virtude e de enriquecimento da democracia, exemplificadamente no texto da Constituição Federal de 1988, a qual introduziu novos mecanismos de participação para além do voto. A publicação do Decreto n. 10.003/2019 culminou em retrocessos na participação social promovida pelo Conanda, os quais foram objetos de julgamento no Supremo Tribunal Federal por meio da ADPF 622. Malgrado tenha impedido significativa parte dos intentos autoritários do governo, não anulou algumas modificações normativas do Decreto, uma vez que elas possuem o condão de provocar um impasse estrutural na capacidade de incidência política da sociedade civil. O presente estudo versa acerca dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, os quais fundamentam a decisão transitada em julgado da ADPF 622 e o possível enquadramento conceitual nos temas do constitucionalismo abusivo. A finalidade do trabalho é evidenciar a prática do constitucionalismo abusivo através do enfrentamento judicial de caso concreto paradigma pelo judiciário. A metodologia utilizada refere-se à análise de bibliografia especializada através da contextualização dos elementos que envolvem a temática da erosão democrática e da escalada autoritária de líderes populistas ao poder. Com isso, obteve-se a conclusão de que a melhor adequação conceitual acerca do cenário debatido refere-se ao termo” Autoritarismo Constitucional”, de Konrad Lachmeyer, por considerar o Direito Constitucional no emprego de práticas autoritárias, e não o constitucionalismo.
Abstract: Social mobilization and the participation of the most varied groups were remarkable in the redemocratization process, especially during the National Constituent Assembly of 1987-88, which was conceived as an opportune target for the consolidation and conquest of rights. In this way, civil society assumed a role in the fight against authoritarianism coming from the State and, during the democratic transition, citizen participation was recognized as a symbol of virtue and enrichment of democracy, exemplified in the text of the Federal Constitution of 1988, which introduced new participation mechanisms in addition to voting. The publication of Decree no. 10,003/2019 culminated in setbacks in social participation promoted by CONANDA, which were subject to judgment in the Federal Supreme Court through ADPF 622. Despite having prevented a significant part of the government's authoritarian attempts, it did not annul some normative changes of the Decree, since they have the power to provoke a structural impasse in the capacity of political incidence of civil society. The present study deals with the fundamental rights of children and adolescents, which underlie the final decision of ADPF 622 and the possible conceptual framework in the themes of abusive constitutionalism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.