Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33137
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MatheusFirettiCunha_tcc.pdf794,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem e especificação de planta química de separação de hidrocarbonetos
Autor(es): Cunha, Matheus Firetti
Orientador(es): Linares León, José Joaquín
Assunto: Hidrocarbonetos
Planta química
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 24-Jan-2023
Referência: CUNHA, Matheus Firetti. Modelagem e especificação de planta química de separação de hidrocarbonetos. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As disciplinas de Projetos de Engenharia Química 1 e 2 se voltaram ao desenvolvimento de uma planta química de destilação de hidrocarbonetos. Inicialmente, desejou-se estimar os custos e investimentos de uma planta deste tipo e, posteriormente, a partir do projeto dos vasos, torre e reatores, projetou-se a planta voltada para a separação da mistura multicomponente composta por hexano, heptano e octano. Visando este desenvolvimento, as disciplinas focaram no estudo de todos os componentes necessários para desenvolver tal planta, assim como instrumentos de controle e cálculos econômicos. Deste modo, foi necessário estimar custos para operação da planta por 15 anos, além dos custos de sua construção, seguido pelas especificações de todos os equipamentos que compuseram este sistema de destilação, sendo eles, torres e seus componentes, vasos, trocadores de calor e bombas. Uma vez que é sabido o tipo de equipamento a ser utilizado, realizou-se a especificação destes. Iniciando com os trocadores de calor, seguido pelas bombas e, por fim, os instrumentos de controle.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.