Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33158
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GustavoSilvaTavaresDeOliveira_tcc.pdf3,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de viabilidade econômica caipira forte : granja de carnes e ovos caipiras
Autor(es): Oliveira, Gustavo Silva Tavares de
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Viabilidade econômica
Mercado de trabalho
Planaltina (DF)
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 25-Jan-2023
Referência: OLIVEIRA, Gustavo Silva Tavares de. Acesso ao ensino superior e disponibilidade de internet domiciliar: uma análise de impacto probabilístico. 2022. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta monografia visa analisar a viabilidade econômica da Granja Caipira Forte que se localiza em Planaltina-DF. A escolha por este empreendimento se deu pela característica familiar do negócio e a falta de uma análise de viabilidade prévia ao início das operações. Para este estudo, primeiro serão esclarecidos os aspectos que envolvem o mercado de galinhas e ovos caipiras. Essa etapa, se inicia com uma breve apresentação sobre o setor e suas perspectivas, para que em seguida sejam abordados os comportamentos da oferta e da demanda destes produtos. Concluída essa contextualização sobre o mercado, será apresentada uma pesquisa de mercado, que foi feita com o objetivo de colher mais informações sobre o público alvo do negócio. Em seguida, serão analisados os aspectos técnicos da granja como seus clientes e concorrentes, localização, porte, engenharia, processo produtivo e vantagens comparativas. A análise de cada um destes elementos é feita já com o objetivo de evidenciar as relações destas características com as projeções de receitas e custos que são elaboradas em seguida. Por fim, serão apresentados os aspectos financeiros da granja, explicitando os investimentos necessários, a projeção de receitas e de custos. Estes elementos serão agregados para formar um fluxo de caixa, sobre o qual cenários serão elaborados e a análise de viabilidade é feita, a partir de indicadores como TIR, VPL, e Pay-back.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.