Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33204
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndrePradoPimenta_tcc.pdf623,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Importância da tecnologia da informação para a administração de pequenas empresas : um estudo de caso sobre a empresa XPTO
Autor(es): Pimenta, André Prado
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Micro e pequenas empresas
Gestão de empresas
Tecnologia da informação
Empresas - desempenho
Data de apresentação: 15-Set-2022
Data de publicação: 30-Jan-2023
Referência: PIMENTA, André Prado. Importância da tecnologia da informação para a administração de pequenas empresas: um estudo de caso sobre a empresa XPTO. 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho consistiu em um estudo de caso sobre a empresa XPTO no que tange a importância da tecnologia da informação em pequenas empresas para o auxílio da gestão operacional. O presente trabalho teve como objetivo identificar o perfil da tecnologia da informação que é utilizada pela empresa XPTO, e também buscar entender como a empresa usa as ferramentas de TI para auxiliar a sua gestão, analisando assim o impacto organizacional que a TI traz para a empresa estudada. Para tanto, a opção metodológica foi o levantamento documental e bibliográfico, além de realização de entrevista semi-estruturada de caráter aberto. Por fim, como resultado foi visto que a empresa XPTO necessita da tecnologia para o completo funcionamento da empresa, devido ao regime Home Office, além de possuir um perfil de tecnologia da informação atrelado a atividades de apoio. Como resultado foi visto que a empresa XPTO a usa as ferramentas de TI como fonte principal de negócio, visto que a empresa trabalha em ambiente remoto (home office), além de fazer uso de softwares online, ferramentas de pacote Office para auxiliar na realização de tarefas. Por fim, pontuamos que a TI não traz impacto organizacional para a empresa apesar de estarem ligadas as atividades fins da empresa.
Abstract: This work consisted of a case study about XPTO company regarding the importance of information technology in small companies to help operational management. The objective of the present work was to identify the profile of the information technology used by XPTO, and also to understand how the company uses IT tools to help its management, thus analyzing the organizational impact that IT brings to the company studied. For this, the methodological option was the documental and bibliographical survey, as well as an open-ended semi-structured interview. Finally, as a result, it was seen that XPTO needs technology for the complete functioning of the company, due to the Home Office regime, besides having an information technology profile linked to support activities. As a result, XPTO uses IT tools as its main business source, since the company works in a remote environment (home office) and uses online software and Office package tools to help the accomplishment of its tasks. Finally, we point out that IT does not bring organizational impact to the company despite the fact that they are linked to the final activities of the company.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.