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dc.contributor.advisorSantos, André Vitor Fernandes dos-
dc.contributor.authorBatista, Vanessa Alves-
dc.identifier.citationBATISTA, Vanessa Alves. Educação ambiental nas políticas de currículo: dos parâmetros curriculares nacionais à Base Nacional Comum Curricular. 2020. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2020.pt_BR
dc.description.abstractDado a iminência da preocupação com a temática ambiental, é necessário refletir criticamente sobre a Educação Ambiental e o Meio Ambiente, dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar comparativamente os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular em dois momentos –década de 1990 e 2010 -, focalizando o histórico brasileiro acerca da Educação Ambiental, bem como da tradução das políticas públicas nas políticas de currículo. Assim, mobilizando aspectos da transversalidade e interdisciplinaridade do tema aqui proposto diante da relação intrínseca da complexidade dos sistemas sociais e da integração aos pilares da sociedade em constante mudança, perpassamos também por elementos do campo jurídico. Concluímos a educação ambiental foi sendo secundarizada, no sentido que houve perda de espaço para a discussão, e isso é possível notar quando encontramos pouca menção nos textos introdutórios e poucas habilidades relacionadas ao tema, inclusive quanto à sua distribuição, concentrando-se nas disciplinas de ciências e de geografia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordMeio ambientept_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.titleEducação ambiental nas políticas de currículo : dos parâmetros curriculares nacionais à Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-30T14:40:51Z-
dc.date.available2023-01-30T14:40:51Z-
dc.date.submitted2020-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33212-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Given the imminence of concern with environmental issues, it is necessary to reflect critically on Environmental Education and the Environment, therefore, this work aims to comparatively analyze the National Curriculum Parameters and the Common National Curriculum Base in two moments -the 1990s and 2010 -focusing on the Brazilian history of Environmental Education, as well as the translation of public policies into curriculum policies. Thus, mobilizing aspects of transversality and interdisciplinarity of the theme proposed here in face of the intrinsic relationship of the complexity of social systems and integration to the pillars of society in constant change, we also go through elements of the legal field. We have concluded that environmental education has been secondary, in the sense that there has been a loss of space for discussion, and this can be noticed when we find little mention in the introductory texts and few skills related to the theme, including its distribution, focusing on the disciplines of science and geography.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



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