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Título: Percepções de bibliotecários e estudantes sobre a cobrança de multa financeira em bibliotecas de universidades públicas federais : reflexões a partir de uma perspectiva inclusiva e educativa
Autor(es): Madureira, Thais Gomes
Orientador(es): Maricato, João de Melo
Assunto: Bibliotecas universitárias
Multas
Inadimplência em bibliotecas
Data de apresentação: 6-Out-2022
Data de publicação: 1-Fev-2023
Referência: MADUREIRA, Thais Gomes. Percepções de bibliotecários e estudantes sobre a cobrança de multa financeira em bibliotecas de universidades públicas federais: reflexões a partir de uma perspectiva inclusiva e educativa. 2022. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho discute a origem das punições desde as sociedades mais primitivas até chegar na cobrança de multa financeira e sua aplicação dentro do ambiente das bibliotecas, fazendo um paralelo entre punição e educação. Enfoca, especificadamente, bibliotecas de universidades públicas federais brasileiras e as penalidades relacionadas a devolução de materiais fora dos prazos regulamentares. Reflete sobre a importância e o papel da biblioteca e do profissional bibliotecário como educador e as possíveis consequências da punição de usuários por meio de multa financeira. Aborda a necessidade de maior debate dentro da academia e a formação continuada de seus profissionais de competências para desenvolvimento de reflexões críticas capazes de transformar a sua realidade e a comunidade que a envolve. A partir de uma pesquisa descritiva, que se deu por meio de um estudo de caso qualitativo, através de um questionário aplicado aos bibliotecários de bibliotecas de universidades públicas federais, buscou-se entender o motivo e a implicação da aplicação de multa financeira nas instituições em decorrência dos atrasos da devolução de materiais. Foram enviados questionários, contendo questões objetivas e discursivas, por e-mail a 33 bibliotecas de universidades públicas federais, obtendo- se 22 preenchimentos/respostas por parte dos bibliotecários destas instituições. Foram aplicados questionários aos usuários da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE – UnB) para compreender a percepção de impacto dessa penalidade nesses usuários. O questionário dos alunos ocorreu de modo presencial, sendo os usuários convidados a responder questões abertas e fechadas sobre o tema, chegando-se a 60 respondestes. Foi possível observar que a maioria dos alunos consideram a multa financeira como a melhor alternativa para coibir atrasos de devolução dos materiais (72% consideraram a multa justa). Ainda assim, algumas sugestões e alternativas foram relatadas pelos alunos. As bibliotecas e bibliotecários, por sua vez, em sua maioria, relataram perceber algumas problemáticas que envolvem a escolha desse tipo de sanção e concordam que existem outras opções em detrimento da multa financeira. A medida mais sugerida pelos bibliotecários e alunos, foi a suspensão dos direitos do usuário. Percebe-se que a multa como método de punição foi adotada de maneira mecânica e irrefletida pelas bibliotecas das instituições analisadas. Como resultado do estudo, concluiu-se que a multa financeira, aplicada sozinha, sem outas opções de sanções e sem abertura de diálogo para compreender situações específicas, não se mostra uma prática educadora que estimule a cidadania e a responsabilidade social. Sugere-se, por fim, que as bibliotecas analisem a possibilidade de adotarem novas propostas a partir das descobertas e reflexões apresentadas nesta pesquisa.
Abstract: This work deliberates on the origin of punishments within libraries from the most primitive societies regarding the collection of financial fines, drawing a parallel between punishment and education. It specifically focuses on Brazilian federal public university libraries and the penalties related to returning materials outside the regulatory deadlines. It reflects on the importance and role of the library and the librarian as an educator and the possible consequences of punishing users through a financial fine. It addresses the need for greater debate within academics and the continuous training of their staff with competences for the development of critical reflections capable of transforming the reality of the academic community. From descriptive research which took place through a qualitative case study, through an interview with librarians of libraries of federal public universities, we sought to understand the reasoning and the implications of financial fines in institutions as a result of delays in returning materials. Questionnaires containing objective and discursive questions were sent by e-mail to 33 libraries of federal public universities, with response from 22 librarians of these institutions. Interviews were conducted with users of the Central Library of Students of the University of Brasília (BCE – UnB) to understand the perception of the impact of this penalty on these users. The students' interview took place in person, with descriptive and multiple-choice questions, and an audience of 60 respondents reached. It was possible to observe that most students consider the financial fine as the best alternative to curb delays in returning materials (72% considered the fine fair). Yet, some suggestions and alternatives were reported by students. Libraries and librarians, in turn, for the most part, reported some problems involving the choice of this type of sanction and agreed that there are other options to the detriment of the financial fine. The measure most suggested by librarians and students was the suspension of user rights. The study showed that the fine as a method of punishment was mechanically and thoughtlessly adopted by libraries of analyzed institutions. As a result of the study, it was concluded that the financial fine, applied alone, without other options for sanctions and without opening a dialogue to understand specific situations, is not an educational practice that encourages citizenship and social responsibility. Finally, the study suggests that libraries analyze the possibility of adopting new proposals based on the findings and reflections presented in this research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
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