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Título: Estratégia e sustentabilidade empresarial em empresas calçadistas
Autor(es): Costa, Natália Rolla da
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Calçados
Responsabilidade social da empresa
Sustentabilidade
Estratégias empresariais
Data de apresentação: 13-Set-2022
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: COSTA, Natália Rolla da. Estratégia e sustentabilidade empresarial em empresas calçadistas. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Mudanças no cenário mundial sempre ocorreram em diversos setores, e hoje, com todo acesso à informação e tecnologia, é possível perceber o quanto sociedade evoluiu e mudou os modos de relacionamento, consumo, produção e comunicação. Ações e práticas organizacionais desenvolvidas a partir do conceito de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa (RSC), por meio das estratégias organizacionais, são fortes aliadas para alcançar a sustentabilidade nas dimensões social, econômica e ambiental da empresa, além de auxiliar a obter diferencial competitivo no mercado. O setor calçadista apresenta-se como um dos mais poluentes e geradores de resíduos no âmbito industrial. O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre sustentabilidade, RSC e estratégia empresarial, de forma a identificar como as empresas calçadistas incorporam esses conceitos em seus negócios, posicionamento de mercado e processos organizacionais. O estudo caracteriza-se como qualitativo do tipo estudo de caso, a coleta de dados ocorreu com entrevistas semiestruturadas que passaram por análise documental de duas empresas do setor. Os resultados demonstram que as organizações que se posicionam no mercado como sustentáveis precisam adequar melhor seus negócios para incorporar a Sustentabilidade Empresarial, além da relevância de relacionar os temas RSC, Triple Bottom Line da sustentabilidade e estratégias em conjunto com seus stakeholders para alcançar a Sustentabilidade Empresarial. A contribuição desta pesquisa é oferecer informações úteis para as organizações sobre a importância de incorporar a sustentabilidade em suas estratégias e processos.
Abstract: Changes in the world scenario have always occurred in various sectors, and today, with all access to information and technology, it is possible to see how much society has evolved and changed the ways of relationship, consumption, production and communication. Organizational actions and practices developed from the concept of Sustainability and Corporate Social Responsibility (CSR), through organizational strategies, are strong allies to achieve sustainability in the social, economic and environmental dimensions of the company, in addition to helping to obtain a competitive differential in the Marketplace. The footwear sector presents itself as one of the most polluting and waste generators in the industrial scope. The objective of this work is to discuss the relationship between sustainability, CSR and business strategy, in order to identify how footwear companies incorporate these concepts into their business, market positioning and organizational processes. The study is characterized as a qualitative case study, data collection took place with semi-structured interviews that underwent document analysis of two companies in the sector. The results demonstrate that organizations that position themselves in the market as sustainable need to better adapt their business to incorporate Corporate Sustainability, in addition to the relevance of relating the CSR, Triple Bottom Line themes of sustainability and strategies together with their stakeholders to achieve Corporate Sustainability. The contribution of this research is to provide useful information for organizations on the importance of incorporating sustainability into their strategies and processes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
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