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Título: Entendendo as vulnerabilidades do consumidor celíaco no contexto de compra de produtos industrializados sem glúten
Autor(es): Batista, Pedro Fagundes Muniz
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Glúten
Doença celíaca
Consumidores - comportamento de compra
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 21-Set-2022
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: BATISTA, Pedro Fagundes Muniz. Entendendo as vulnerabilidades do consumidor celíaco no contexto de compra de produtos industrializados sem glúten. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: No mundo inteiro, em virtude do aprimoramento das técnicas de diagnóstico, são identificados cada vez mais indivíduos com algum tipo de desordem relacionada ao glúten, ao passo que a sociedade se torna mais exigente e com necessidades cada vez mais específicas. Esse cenário é propício para a exploração da vulnerabilidade no contexto de consumo dos indivíduos com necessidades específicas, como os celíacos. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o comportamento dos consumidores portadores da doença celíaca frente ao contexto de vulnerabilidade. Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas com pessoas diagnosticadas com a doença celíaca, adeptas à dieta isenta de glúten e responsáveis pela compra dos alimentos para sua residência. Em seguida, foi conduzida a análise de conteúdo, de acordo com as etapas de codificação e categorização dos dados obtidos. Dentre os resultados, destaca-se a Suscetibilidade a dano econômico, expondo a vulnerabilidade dos consumidores promovida pelo custo elevado dos produtos sem glúten. Ainda, a Incapacidade de atingir objetivo aponta a vulnerabilidade decorrente do impedimento, por algo interno ou externo, em uma situação de consumo, em virtude da pouca disponibilidade de alimentos sem glúten. Também foi observado que o Esforço a favor da saúde contribui para o entendimento do impacto do diagnóstico na vida dos celíacos e da necessidade de mudanças na rotina. A Suscetibilidade a danos físicos e a Suscetibilidade ao engano também são contribuintes para a vulnerabilidade, devido à possibilidade de contaminação devido às informações imprecisas nos rótulos dos produtos. Como contribuição, o estudo promoveu o reconhecimento das dificuldades vivenciadas diariamente por um público negligenciado ao evidenciar situações de vulnerabilidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
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