Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33311
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PedroHenriqueFerreiraAzevedo_tcc.pdf447,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo de apoio à decisão na produção de alimentos agrícolas : o caso de um produtor de alimentos orgânicos
Autor(es): Azevedo, Pedro Henrique Ferreira
Orientador(es): Reis, Silvia Araújo dos
Assunto: Tomada de decisão
Gestão de projetos
Agricultura orgânica
Produtividade agrícola
Data de apresentação: 29-Set-2022
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: AZEVEDO, Pedro Henrique Ferreira. Modelo de apoio à decisão na produção de alimentos agrícolas: o caso de um produtor de alimentos orgânicos. 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho trata-se da proposta de um modelo matemático para apoio a decisão de um problema enfrentado por produtores agrícolas de médio porte. Inicialmente, uma pesquisa de levantamento de dados evidenciou a escassez de produção acadêmica que relacione a pesquisa operacional com a agricultura orgânica. Essa realidade denuncia a falta de apoio e incentivo que formas de cultivo alternativos enfrentam frente à produção em larga escala da chamada agricultura convencional. A utilização de substâncias nocivas surge com a justificativa de melhorar a produção e possibilitar resultados mais satisfatórios, tendo como objetivo último a geração de lucro. Entretanto, essa prática leva ao desenvolvimento de diversas doenças, tanto em humanos quanto em outras espécies; possui grande impacto na saúde do solo e prejudica grandemente o meio ambiente. Assim, como forma de produzir alimentos mais saudáveis, pautados em um compromisso ético com o meio ambiente e a saúde humana, surgiram as vertentes da agricultura alternativa, tais como a agricultura orgânica, a ecológica, a permacultura etc. O presente trabalho ocupou-se da elaboração de um modelo matemático baseado no problema do caixeiro viajante e que possibilitasse a redução de custos da produção orgânica. O principal problema apresentado foi o alto custo do óleo diesel, bem como a dificuldade em estabelecer o roteamento de tratores de maneira mais eficaz, fator-chave no preço final dos produtos. O mapeamento da questão se deu, sobretudo, após entrevistas feitas com um produtor rural de alimentos agrícolas orgânicos do Distrito Federal. Posteriormente, elaborou-se um modelo matemático a partir das ferramentas Microsoft Excel e AIMMS Developer na versão 4.84.3.4 64-bit, e o solver IBM CPLEX 20.1. Por fim, foi possível concluir que o modelo se mostra suficiente para resolver o problema de roteamento, se aplicado a até 14 atividades demandadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.