Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EvanySilvaAlves_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de práticas conservacionistas em um sistema de produção de grãos no Núcleo Rural Taquara, Planaltina - DF
Autor(es): Alves, Evany Silva
Orientador(es): Polycarpo, Rafaela Carareto
Assunto: Preservação ambiental
Produção agrícola
Agricultura sustentável
Data de apresentação: 13-Mai-2021
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: ALVES, Evany Silva. Avaliação de práticas conservacionistas em um sistema de produção de grãos no Núcleo Rural Taquara, Planaltina - DF. 2021. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) – Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2021.
Resumo: O presente trabalho busca avaliar um sistema de produção e indicar alternativas para desenvolver um modelo de agricultura mais sustentável baseadas na preservação e conservação dos solos, da água e da biodiversidade, mantendo um equilíbrio entre a produtividade e qualidade ambiental. A preocupação mundial com a finitude dos recursos naturais após os impactos ambientais advindos da Revolução Verde contribuiu para o desenvolvimento de modelos alternativos de agricultura, como a produção orgânica e agroecológica, porém não se pode apenas apontar a agricultura convencional como vilã e não apresentar alternativas para mitigar os impactos e contribuir para mudança de sistema de produção. A fim de analisar o grau de sustentabilidade em um sistema de produção de grãos, a presente pesquisa foi realizada através de uma avaliação na propriedade em estudo, utilizando indicadores de sustentabilidade para analisar aspectos ambientais e socioeconômicos. A partir das informações obtidas foi realizada uma análise descritiva com os resultados positivos e os pontos críticos, que demonstraram que apesar da dependência de certos insumos, característicos dos tipos de culturas escolhidas, ao adotar práticas de conservação e preservação ambiental é possível ter um sistema agrícola com bons níveis de sustentabilidade e produtividade.
Abstract: The present work seeks to evaluate a system of production and indicate alternatives to develop a more sustainable model of agriculture based on the preservation and conservation of soils, water and biodiversity, maintaining a balance between productivity and environmental quality. The global concern with the finitude of natural resources after the environmental impacts arising from the Green Revolution contributed to the development of alternative models of agriculture, such as organic and agroecological production, however, one cannot just point out conventional agriculture as villain and not present alternatives for mitigate impacts and contribute to change the production system. In order to analyze the degree of sustainability in a grain production system, this research was carried out through an assessment of the property under study, using sustainability indicators to analyze environmental and socioeconomic aspects. From the information obtained, a descriptive analysis was carried out with the positive results and critical points, which demonstrated that despite the dependence on certain inputs, characteristic of the types of crops chosen, when adopting conservation and environmental preservation practices it is possible to have an agricultural system with good levels of sustainability and productivity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.