Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3334
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LuanaLimadeOliveira.pdf301,96 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWeller, Wivian-
dc.contributor.authorOliveira, Luana Lima de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luana Lima de. Um olhar sobre a educação em sexualidades na formação de educadoras e educadores. 2011. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, 2011.en
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo empreender uma análise na formação de educadoras/es sobre Sexualidade1, para isso serão analisadas as discussões realizadas nos fóruns do Módulo Sexualidade do curso Gênero e Diversidade na Escola, realizado no segundo semestre de 2009, pelo Governo Federal. O curso foi oferecido no Distrito Federal sob responsabilidade do grupo de pesquisa GERAJU2 da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em parceria com EAPE/SEDF3. Esse curso destinou-se às/aos educadoras/es da rede pública de ensino do Distrito Federal, e trabalha a formação das/dos professoras/es com temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnicoraciais. Para realizar uma análise sobre os discursos, utilizou-se o método análise de conteúdo. Dessa forma, foi possível explicitar se as/os educadoras/os compreenderam a Sexualidade como um processo de construção em diferentes instâncias sociais e culturais, sendo possível, localizar as tensões ou omissões presentes nas práticas adotadas pelas/pelos professoras/es, apresentando possibilidades educativas que tenham como compromisso o respeito à diferença. Este estudo se desenvolve em três capítulos: o primeiro capítulo traz uma breve revisão bibliográfica sobre as relações entre Sexualidade, Currículo e Educação; o segundo capítulo é constituído do aporte metodológico em que é tecida a análise; e o terceiro realiza o exame sobre os discursos das/dos educadoras/es, relacionando a práxis educativa e educação em Sexualidades. A análise realizada sobre as postagens das/dos educadoras/es revelou alguns posicionamentos homofóbicos, outros que – após as leituras e discussões – demonstram caminhar para uma compreensão da diversidade sexual, e também os que apresentam uma argumentação baseada no reconhecimento e respeito à diferença.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSexualidadeen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.titleUm olhar sobre a educação em sexualidades na formação de educadoras e educadoresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-04-19T11:43:19Z-
dc.date.available2012-04-19T11:43:19Z-
dc.date.issued2012-04-19T11:43:19Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3334-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3334pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons