Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33354
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaPaulaDaCostaLourenco_tcc.pdf662,05 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Título: Desafios vivenciados por mulheres negras brasileiras na conciliação da vida universitária com a maternidade : revisão de escopo
Autor(es): Lourenço, Maria Paula da Costa
Orientador(es): Franzoi, Mariana André Honorato
Assunto: Maternidade
Mães estudantes
Universidades
Mulheres
Mulheres negras
Mulheres universitárias
Data de apresentação: 12-Set-2022
Data de publicação: 8-Fev-2023
Referência: LOURENÇO, Maria Paula da Costa. Desafios vivenciados por mulheres negras brasileiras na conciliação da vida universitária com a maternidade: revisão de escopo. 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: As transições desenvolvimentais de mulheres-mães são complexas e tornam-se ainda mais desafiadoras para estudantes universitárias, especialmente negras, as quais enfrentam a invisibilização e a marginalização da sociedade, além da falta de apoio para ingressar e permanecer no ensino superior. Objetivo: Mapear e sintetizar as evidências científicas sobre os desafios vivenciados por mulheres brasileiras, especialmente negras, para conciliar a vida universitária com a maternidade durante a graduação ou pós-graduação. Método: Trata-se de um estudo do tipo revisão de escopo. As bibliotecas/bases de dados utilizadas para identificação dos estudos foram Portal de Periódicos CAPES, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Acadêmico, Scielo, além de Repositórios de Trabalhos de Acadêmicos de diferentes universidades, especialmente aquelas localizadas em estados/cidades onde há maior concentração de população negra/quilombola. Para extração e síntese dos dados dos estudos incluídos, utilizou-se o formulário recomendado pelo Jonna Briggs Institute, com devidas adaptações. A sumarização dos resultados ocorreu de forma descritiva por meio de quadros e análise qualitativa dos conteúdos do texto de cada artigo. Resultado: A amostra final foi constituída por 15 publicações que abordaram os desafios enfrentados por mulheres negras para conciliar a vida universitária com a maternidade publicadas entre os anos 2012 a 2021. A partir da síntese do conteúdo de cada estudo, identificaram-se três categorias temáticas. A primeira categoria remete ao sentimento de discriminação, falta de representatividade racial na universidade e de compreensão dos colegas e professores. A segunda, por sua vez, diz respeito à falta ou limitação de rede de apoio, paternidade ineficiente e machismo do companheiro. Já a última categoria, aborda a limitação de acesso a recursos (financeiros, materiais e transporte), informações e direitos. Considerações Finais: Conclui-se que a conciliação da maternidade com a vida universitária por mulheres negras no Brasil é uma tarefa árdua e complexa, envolvendo diversos fatores que impactam na permanência no ensino superior, pois, com o acúmulo de diferentes funções/papéis, dificuldades financeiras, rede de apoio insuficiente e discriminação, minam-se as expectativas de oportunidades e sucesso dessas mulheres no ambiente acadêmico, as quais atravessam uma jornada permeada de vulnerabilidades e exclusão social, o que aponta para a necessidade de políticas públicas e de iniciativas de apoio institucionais que reconheçam, acolham e impulsionem tais mulheres a alcançar a tão sonhada formação acadêmica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.