Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33356
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_HeloisaSantosGrandiniSilva_tcc.pdf417,18 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNakagome, Patrícia Trindade-
dc.contributor.authorSilva, Heloisa Santos Grandini-
dc.identifier.citationSILVA, Heloisa Santos Grandini. O professor mediador e o amor pela leitura como um ato revolucionário. 2021. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho surge da necessidade de repensar as práticas de mediação literária, aplicadas pelos professores em sala de aula, que estão cada vez mais cristalizadas, bem como a discussão sobre as possibilidades de uma mediação capaz de produzir condições reais do encontro entre o jovem leitor e a leitura dos clássicos, mostrando para aos alunos um caminho prazeroso com a palavra literária. Tendo em vista que o professor segue sendo o maior responsável por incentivar o interesse dos alunos pela leitura, quando falamos especificamente do gênero literatura, como aponta a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2019. A fundamentação teórica deste trabalho irá se apoiar nos estudos feitos por Marisa Lajolo, Daniel Pennac, Michèle Petit e Eliana Yunes acerca da formação de novos leitores e da participação dos mediadores como principais personagens nesse processo e, será possível esboçar uma proposta tangível para os professores mediadores, posteriormente, elucidar os objetivos e resultados que podem ser esperados ao compartilhar leituras e ideias com os estudantes, também será abordando a teoria da Recepção, a partir de Regina Zilberman e Hans Robert Jaus. O aprofundamento teórico nos permitirá novos encaminhamentos metodológicos que auxiliem aos professores mediadores a se desvencilharem das abordagens tradicionais, proporcionando aos alunos um maior envolvimento com a literatura clássica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInteresses na leiturapt_BR
dc.subject.keywordTextos literáriospt_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.titleO professor mediador e o amor pela leitura como um ato revolucionáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-09T11:52:38Z-
dc.date.available2023-02-09T11:52:38Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33356-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work arises from the need to rethink the practices of literary mediation, applied by teachers in the classroom, which are increasingly crystallized, as well as the discussion about the possibilities of a mediation capable of producing real conditions for the encounter between the young reader and reading the classics, showing students a pleasant path with the literary word. Bearing in mind that the teacher is still the most responsible for encouraging students' interest in reading, when we talk specifically about the literature genre. The theoretical foundation of this work will be supported by the studies done by Marisa Lajolo, Daniel Pennac, Michèle Petit and Eliana Yunes about the formation of new readers and the participation of mediators as main characters in this process, and it will be possible to outline a tangible proposal for teachers mediators will subsequently elucidate the objectives and results that can be expected when sharing readings and ideas with students, will also be addressing the theory of reception, from Regina Zilberman and Hans Robert Jaus. The theoretical deepening will allow us new methodological approaches that help mediating teachers to disentangle themselves from traditional approaches, providing students with greater involvement with classical literature.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.