Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33420
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LauandaStephanyAlmeidaDeSouza_tcc.pdf646,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de vídeos do youtube a respeito da elaboração de fluidos magnéticos
Autor(es): Souza, Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de
Orientador(es): Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza
Assunto: Fluidos magnéticos
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: Mar-2022
Data de publicação: 13-Fev-2023
Referência: SOUZA, Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de. Análise de vídeos do youtube a respeito da elaboração de fluidos magnéticos. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como intuito analisar vídeos da plataforma YouTube, sob o olhar da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que discorressem a respeito da temática de Fluidos Magnéticos (FM) ou, como são popularmente conhecidos, ferrofluidos, não obstante também quanto às nanopartículas que compõe os FM, visando assim a divulgação científica da temática e de suas diversas aplicações. Plataformas como esta são importantes, principalmente durante o período pandêmico atual da COVID-19, para a popularização de pesquisas e descobertas científicas. Além de demonstrarem como a tecnologia pode ser uma aliada no processo de ensinar ciências, destacando também a importância da experimentação para esse processo, tanto para os estudantes dos períodos regulares, quanto para a comunidade em geral, buscando modificar a ideia que a ciência só existe nas Universidades. Para tanto, foram feitas buscas na plataforma YouTube por vídeos que em seu título possuíssem as palavras “ferrofluidos” ou “fluidos magnéticos” e análises acerca da temática para entender o estado da arte da mesma e com a finalidade de encontrar possíveis equívocos conceituais nos vídeos. Infere-se que há carência de vídeos que contenham explicações completas e didáticas para que aconteça, de fato, a divulgação científica a respeito da temática e agreguem conhecimento dos espectadores, mostrando não somente a beleza dos fluidos, mas a sua funcionalidade. A partir dos equívocos encontrados, foi possível formular uma proposta de roteiro experimental para a aplicação em sala de aula, sejam elas presenciais ou virtuais, visando auxiliar o estudante na aprendizagem de conteúdos científicos e assim, dar o subsídio para que eles possam se interessar pela ciência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.