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Título: Acolhimento institucional : analisando o papel do pedagogo
Autor(es): Cabral, Brenda Lohany Oliveira
Orientador(es): Lisniowski, Simone Aparecida
Assunto: Acolhimento institucional
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 13-Fev-2023
Referência: CABRAL, Brenda Lohany Oliveira. Acolhimento institucional: analisando o papel do pedagogo. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O serviço de acolhimento institucional é realizado em diferentes tipos de equipamentos com o intuito de garantir a proteção integral de indivíduos, favorecendo o convívio familiar e comunitário, bem como o acesso e a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local. O serviço de acolhimento aqui pesquisado é o serviço em forma de Casa Lar, a qual presta atendimento que visa estimular o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar, promover hábitos e atitudes de autonomia e de interação social com as pessoas da comunidade. A instituição é uma entidade não governamental de acolhimento institucional - localizada em uma das Regiões Administrativas de Brasília - Distrito Federal - para crianças resgatadas de situações de risco, vulnerabilidade social e/ou direitos violados. Na instituição são prestados serviços socioassistenciais, com proposta transdisciplinar, de assistência de educação, preparação e capacitação, oferecendo um atendimento que abrange os aspectos psicopedagógicos, socioculturais e educativos.. O presente trabalho surge a partir do interesse e da necessidade de se compreender a função e atuação do pedagogo em uma determinada instituição de acolhimento, por isso se propôs a analisar a alguns aspectos da atuação profissional na área a partir da entrevista com uma pedagoga atuante na área, perpassando pelo processo histórico da institucionalização de crianças e adolescentes e também por instrumentos jurídicos a respeito do trabalho executado na instituição. Portanto, foi realizada uma pesquisa de campo, empírica e exploratória, a partir de uma entrevista, a qual foi analisada em caráter qualitativo e descritivo. A partir da entrevista foram analisados aspectos do trabalho realizado pela pedagoga na instituição.
Abstract: The institutional reception service performs the reception in different types of equipment in order to guarantee the full protection of individuals, favoring family and community life, as well as the use of equipment and services available in the local community. The shelter service researched here is the service in the form of Casa Lar, which provides care that aims to stimulate the development of closer relationships with the family environment, promote habits and attitudes of autonomy and social interaction with people in the community. The institution is a non-governmental institution providing institutional care - located in one of the Administrative Regions of Brasília - Distrito Federal - for children rescued from situations of risk, social vulnerability and/or violated rights. It offers a service that covers the psycho pedagogical, sociocultural and educational aspects. The institution provides social assistance services, with a transdisciplinary proposal, of assistance in education, preparation and training. The present work arises from the interest and need to understand the role and performance of the pedagogue in a given host institution, so it proposed to analyze the narrative of a pedagogue active in the area, going through the historical process of the institutionalization of children and adolescents and also by legal instruments in this regard. This was carried out through field research, empirical and exploratory, based on an interview, which was analyzed in a qualitative and descriptive manner.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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