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dc.contributor.advisorBarcellos, Zanei Ramos-
dc.contributor.authorPereira, Wanessa Alves-
dc.identifier.citationPEREIRA, Wanessa Alves. Processos de inteligência artificial e parcerias entre o Google e jornais brasileiros. 2022. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca compreender os impactos da Inteligência Artificial (IA) dos mecanismos de busca do Google para propagação de conteúdos jornalísticos brasileiros a partir da análise do site de notícias Regra dos Terços, um dos parceiros do Google no projeto programa “Web Stories Digital Storytelling”. Com base em dados e em entrevistas próprias, notou-se uma forte influência das plataformas de busca do Google no engajamento das páginas de notícias. Apesar disso, a forma de funcionamento dos algoritmos do Google Discover (uma das plataformas de indexação de notícias do Google) para apresentar conteúdos na sua página ainda não foram bem elucidadas para as empresas de notícia, o que gera dúvidas e desconfianças sobre como e quais conteúdos são direcionados ao espaço do Google. Para este estudo foram utilizadas pesquisas bibliográficas sobre o fenômeno da convergência e levantamentos de dados do IBGE, Reuters Institute for the Study of Journalism, We Are Social e Cetic.br para contextualizar como a indústria de mídia teve que se adaptar aos novos meios de transmissão de notícias, como os smartphones e redes sociais, e como isso causou uma mudança cultural na forma que a sociedade consome informações. Com isso, pode-se perceber a ação da inteligência artificial (IA) presente nos mecanismos de busca do Google na distribuição de conteúdos na internet de forma assertiva e rápida para atrair usuários e cliques às páginas jornalísticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInteligência artificialpt_BR
dc.subject.keywordPlataformas digitaispt_BR
dc.subject.keywordJornalismopt_BR
dc.subject.keywordJornaispt_BR
dc.titleProcessos de inteligência artificial e parcerias entre o Google e jornais brasileirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-13T20:54:37Z-
dc.date.available2023-02-13T20:54:37Z-
dc.date.submitted2022-05-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33429-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work seeks to understand the impacts of Artificial Intelligence (AI) on Google's search engines for the propagation of Brazilian journalistic content from the analysis of the news site Regra dos Terços, one of Google's partners in the "Web Stories DigitalStorytelling" program. Based on data and on own interviews, a strong influence of Google's search platforms was noted on the engagement of news pages. Despite this, the way in which the Google Discover algorithms (one of Google's news indexing platforms) work to present content on your page has not yet been well clarified for news companies, which raises doubts and suspicions about how and which contents are directed to the Google space. For this study, bibliographic research on the phenomenon of convergence and data surveys from IBGE, Reuters Institute for the Study of Journalism, We Are Social and Cetic.br were used to contextualize how the media industry had to adapt to the new means of transmission. of news, such assmartphones and social networks, and how this has caused a cultural shift in the way society consumes information. With this, one can see the action of artificial intelligence (AI) present in Google search engines in the distribution of content on the internet in an assertive and fast way to attract users and clicks to journalistic pages.pt_BR
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