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dc.contributor.advisorSouza, Tiago Araújo Coelho de-
dc.contributor.authorRojas, Gabriella Moreschi-
dc.identifier.citationROJAS, Gabriella Moreschi. Abordagens educativas em saúde bucal infantil: revisão integrativa. 2022. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA cárie dentária afeta a qualidade de vida e o desenvolvimento cognitivo da criança e seus efeitos se estendem à família, comunidade e ao sistema de saúde. Os hábitos de saúde precoces, como práticas alimentares e de higiene oral, desempenham papel importante no binômio saúde-doença. Esta revisão integrativa com o objetivo de sistematizar as abordagens educativas em saúde bucal infantil, por todo o mundo, nos últimos 10 anos. A construção da revisão se baseou na seguintes etapas: a) identificação do tema (revisão Integrativa das abordagens educativas em saúde bucal infantil); b) questão de pesquisa (quais são as abordagens educativas em saúde bucal infantil existentes atualmente no mundo?); c) utilização da estratégia PICO para definição do termos da pesquisa; d) Pesquisa eletrônica na base PubMed; e) organização dos resultados da busca em tabela Excel; f) estabelecimento de critérios de inclusão (abordagem educativa, faixa etária, temporalidade, acesso/acessibilidade, disponibilidade do instrumento); g) adoção de critérios de exclusão (ações clínicas sem componentes educativos; público-alvo adulto; não produção de um guia, protocolo ou manual de boas práticas; e a não disponibilidade do instrumento); h) leitura de títulos e abstract; i) avaliação do estudos incluídos; j) categorização dos achados; e k) interpretação dos resultados. Por fim, os resultados desta revisão mostram as diferentes formas de desenvolver cuidados relacionados à cavidade bucal e ampliação e manutenção da saúde no mundo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordSaúde bucalpt_BR
dc.subject.keywordOdontologia preventivapt_BR
dc.titleAbordagens educativas em saúde bucal infantil : revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T11:06:03Z-
dc.date.available2023-02-14T11:06:03Z-
dc.date.submitted2022-09-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33441-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Tooth decay affects a child's growth, quality of life, and cognitive development, and the effects extend to the family, community, and healthcare system. Early behavioral health factors, such as dietary and oral hygiene practices, play an important role in the development of oral diseases, especially caries. This integrative review aimed to systematize educational approaches in children's oral health, throughout the world, in the last 10 years. The construction of the review was based on the following steps: a) identification of the theme (integrative review of educational approaches in children's oral health); b) research question (what are the educational approaches to child oral health that currently exist in the world?); c) use of the PICO strategy to define the search terms; d) Electronic search in the PubMed database; e) organization of the search results in an Excel table; f) establishment of inclusion criteria (educational approach, age group, temporality, access/accessibility, instrument availability); g) adoption of exclusion criteria (clinical actions without educational components; adult target audience; non-production of a guide, protocol or manual of good practices; and non-availability of the instrument); h) reading of the titles and abstracts; i) evaluation of included studies; j) categorization of findings; and k) interpretation of results. Finally, the results of this review show the different ways of developing care related to the oral cavity and expanding and maintaining health in the world.pt_BR
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