Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33476
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RaulMatheusSouzaMatias_tcc.pdf261,69 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorMatias, Raul Matheus Souza-
dc.identifier.citationMATIAS, Raul Matheus Souza. Práticas docentes transformadoras na percepção de duas egressas de um curso de Ciências Naturais. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022.pt_BR
dc.description.abstractApesar da atual literatura indicar que o ensino de Ciências precisa proporcionar contextos para que o estudante possa se tornar ativo, transformador, crítico e autônomo, muitas vezes não é isso que observamos. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi observar as contribuições advindas do Ensino de Ciências na concepção de duas egressas do curso de licenciatura de Ciências Naturais da Universidade de Brasília. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas com duas egressas, os resultados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011) e elencou-se três categorias: 1. “Percepção de ensino transformador”, 2. O curso de Ciências Naturais e as contribuições para um ensino transformador” e 3. “Percepção e desenvolvimento de um ensino que contribui na vida dos estudantes”. Verificou-se que as contribuições do Ensino de Ciências podem ser desenvolvidas como uma aprendizagem humana, crítica, participativa, com diálogos e debates de temas discutidos em sala (próximas aos alunos). Portanto, para as duas professoras recém-formadas a interação no âmbito educacional, pelo diálogo e afetividade na relação do docente com o estudante, pode propiciar uma educação que possibilita uma transformação social e acrescenta além do aspecto intelectual, no sentido de vida dos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titlePráticas docentes transformadoras na percepção de duas egressas de um curso de Ciências Naturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T15:25:52Z-
dc.date.available2023-02-14T15:25:52Z-
dc.date.submitted2022-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33476-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.