Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33480
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EllielKassioDosSantosFerreira_tcc.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAraújo Sobrinho, Fernando Luiz-
dc.contributor.authorFerreira, Elliel Kassio dos Santos-
dc.identifier.citationFERREIRA, Elliel Kassio dos Santos. O uso do Parque Ecológico Três Meninas (Samambaia, DF): como estratégia pedagógica para o ensino da geografia. [2022]. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é realizar estudo exploratório das potencialidades que o Parque Ecológico Três Meninas da Região Administrativa de Samambaia, Distrito Federal pode oferecer para o ensino e aprendizagem de Geografia e Educação Ambiental. Foram analisados os componentes curriculares do Ensino Fundamental presentes na Base Nacional Comum Curricular e também o Currículo em movimento do Distrito Federal a fim de que fosse identificado quais temas, conteúdos, objetivos de aprendizagem e habilidades que poderiam ser contemplados com o uso do parque. A partir disso, foram elencadas algumas estratégias de ensino como trilhas interpretativas e trabalho de campo, bem como os usos atuais do parque, as potencialidades e limitações para o ensino de Geografia e Educação Ambiental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordParques ecológicospt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordTrabalho de campopt_BR
dc.titleO uso do Parque Ecológico Três Meninas (Samambaia, DF) : como estratégia pedagógica para o ensino da geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T15:34:57Z-
dc.date.available2023-02-14T15:34:57Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33480-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this article is to conduct an exploratory study of the potential that the Ecological Park Três Meninas in the Administrative Region of Samambaia, Distrito Federal can offer for the teaching and learning of Geography and Environmental Education. The curricular components of the Elementary School present in the Common National Curricular Base and also the Curriculum on the move of the Distrito Federal were analyzed in order to identify which themes, content, learning objectives and skills that could be covered with the use of the Park. From this, some teaching strategies were listed as interpretive trails and field work, as well as the current uses of the park, the potential and limitations for teaching Geography and Environmental Education.pt_BR
dc.description.abstract2El objetivo de este artículo es realizar un estudio exploratorio de las potencialidades que el Parque Ecológico Três Meninas de la Región Administrativa de Samambaia, Distrito Federal, puede ofrecer para la enseñanza y el aprendizaje de la Geografía y la Educación Ambiental. Se analizaron los componentes curriculares de la Escuela Primaria presentes en la Base Curricular Nacional Común y también el Plan de Estudios en movimiento del Distrito Federal, para identificar qué temas, contenidos, objetivos de aprendizaje y habilidades podrían ser cubiertos con el uso del parque. A partir de esto, se enumeraron algunas estrategias didácticas como los senderos interpretativos y el trabajo de campo, así como los usos actuales del parque, el potencial y las limitaciones para la enseñanza de la Geografía y la Educación Ambiental.pt_BR
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.