Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33554
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MirilayneEllenGomesXimenes_tcc.pdf405,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação profissional do assistente social com as políticas de saúde na perspectiva infanto-juvenil
Autor(es): Ximenes, Mirilayne Ellen Gomes
Orientador(es): Santos, Liliam dos Reis Souza
Assunto: Serviço social
Políticas públicas - saúde
Crianças e adolescentes
Data de apresentação: 7-Out-2022
Data de publicação: 15-Fev-2023
Referência: XIMENES, Mirilayne Ellen Gomes. A atuação profissional do assistente social com as políticas de saúde na perspectiva infanto-juvenil. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O trabalho tem como objetivo debater a atuação profissional do Assistente Social nas políticas de saúde com demandas do público infanto-juvenil. Abordou-se, por meio de pesquisa teórica e documental, a construção histórica do Serviço Social, desde sua emergência até a contemporaneidade, assim como as políticas de saúde no âmbito infanto- juvenil e seus contextos históricos, com destaque as ações em saúde direcionadas ao público infanto-juvenil na atualidade e na rede intersetorial do Sistema Único de Saúde – SUS de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à saúde da Criança (PNAISC) legalizada pela portaria n° 1.130, de 5 de agosto de 2005 e com as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, norteador da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens. Foi realizada uma revisão de literatura especializada na área, elegendo 4 revistas acadêmicas no período correspondente aos anos de 2017 a 2022, buscando identificar nas produções acadêmicas e teóricas recentes, reflexões sobre o objetivo da pesquisa. A revisão de literatura demonstrou baixo números de publicações acerca da atuação profissional do Assistente Social com crianças e adolescentes no âmbito da saúde. A identificação de poucas publicações existentes acerca da temática de pesquisa proposta, indica processos de desmonte das políticas sociais voltadas ao público infantojuvenil, das quais se destaca a de saúde com ataques ao Sistema Único de Saúde, limitando o acesso desse segmento aos serviços de saúde, gerando desconhecimento da sua rede assistencial e o reconhecimento social do direito à saúde, o que, por sua vez, desencadeia o desconhecimento a respeito das ações profissionais do Assistente Social com esse público específico. Elementos que associados às dificuldades de sistematização reflexiva da atuação deste profissional, fragilizam o projeto profissional desta categoria e a defesa das políticas sociais direcionadas ao público infantojuvenil. O trabalho além de reforçar essas agendas de lutas sociais busca inspirar profissionais a publicarem obras que tratem desta temática.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.