Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33574
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PriscilaYukieYamada_tcc.pdf8,92 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de visualização de telemetria e envio de telecomando para o CubeSat AlfaCrux
Autor(es): Yamada, Priscila Yukie
Orientador(es): Silva, William Reis
Coorientador(es): Borges, Renato Alves
Assunto: Setor espacial
Satélites artificiais
Projeto AlfaCrux
Telemetria
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 15-Fev-2023
Referência: YAMADA, Priscila Yukie. Sistema de visualização de telemetria e envio de telecomando para o CubeSat AlfaCrux. 2022. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As missões espaciais têm alto custo e necessitam de um longo tempo de desenvolvimento, devido a isso, foi lançado o projeto CubeSat, o projeto tem o propósito de ser um satélite de pequeno porte e mais simples, o que possibilitou a redução de tamanho e peso, facilitando, por exemplo, em termos de energia e custo e permitindo um acesso mais igualitário à tecnologia. Dentre as vantagens, está a oportunidade para a comunidade universitária, já que facilita a acessibilidade e possibilita lançamentos frequentes. Indo ao encontro da tendência da indústria espacial mundial, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) iniciaram o projeto AlfaCrux, umCubeSat1U radioamador, com fins educacionais e de demonstração tecnológica na área de telecomunicação. O projeto, que é um exemplo inserido dentro do meio acadêmico, tem o intuito de levar uma repetidora de pacotes digitais e serviço de armazenamento e retransmissão de dados a locais mais remotos, educando e treinando tanto os alunos quanto professores da universidade. Um ponto importante do projeto é a comunicação entre o satélite e o segmento de controle em solo através das funções de telecomando e de telemetria. Assim, um sistema de visualização de telemetria e de envio de telecomandos ou de rotinas de telecomando se tornam essenciais. Com essa importância ressaltada, o principal objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de visualização de dados de telemetria para o Centro de Controle de Missões do Projeto AlfaCrux e simular telecomandos para essa missão, a fim de contribuir para os avanços tecnológicos brasileiros no campo aeroespacial. A visualização dos dados e a simulação do envio de comandos serão feitos através do framework Cosmos, usado para controlar um conjunto de sistemas embarcados e construir telas de telemetrias personalizadas. A organização e o layout dessas telas são importantes para que o controlador tenha uma visualização mais intuitiva dos dados recebidos e o envio de comandos de forma correta e segura é importante para o sucesso de toda a missão.
Abstract: Space missions are expensive and require a long time to develop, due to this, the CubeSat project was launched. The project’s purpose is to be a small size and simpler satellite, and that weight and hight reduction easy its implementation, for example, in terms of energy and cost enabling more equal access to space technology. Among the advantages is the opportunity for the university community, as it facilitates accessibility and allows increasing launch frequency. In line with the trend of the world space industry, students at the University of Brasília (UnB) started the AlfaCrux project, a 1U CubeSat radio amateur, with educational and technological demonstration purposes in the area of telecommunications. The project, which is an example within the academic environment, aims to provide a repeater of digital packages and a data storage and forward service to more remote locations, educating and training both students and professors. An important point of the project is the communication between the satellite and the ground control segment through telecommand and telemetry functions. Thus, a system for visualizing telemetry and sending telecommands becomes essential. With this importance highlighted, the main objective of this work is to develop a telemetry data visualization system for the MissionControl Center of the AlfaCrux Project and to simulate telecommands for this mission, in order to contribute to Brazilian technological advances in the aerospace field. The data visualization and command sending simulation will be done through the Cosmos framework, used to control a set of embedded systems and build custom telemetry displays. The organization and layout of these screens are important for the controller to have a more intuitive visualization of the received data and sending commands in a correct and safe way is important for the success of the whole mission.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.