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Título: Dislexia : um jeito de ser e de aprender de maneira diferente
Autor(es): Domiense, Maria do Céu de Souza
Orientador(es): Rodrigues, Francisco Neylon de Souza
Assunto: Dislexia
Distúrbios da aprendizagem
Desempenho escolar
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 20-Abr-2012
Referência: DOMIENSE, Maria do Céu de Souza. Dislexia: um jeito de ser e de aprender de maneira diferente. 2011. 70 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A partir de estudo e analises objetivou-se sintetizar uma pesquisa na área da dislexia. Esta monografia tem como tema um assunto que deixa muitas duvidas para alguns professores nas escolas do ensino básico, de Águas lindas de Goiás. Abordaremoscomo se processa a dislexia, seus caracteres, suas estratégias básicas de como desenvolver o trabalho com uma criança disléxica ou mesmo suspeita. O estudo pautado neste tema confirmou que a dislexia poderá ser causada por diversos fatores como: a hereditariedade, causas genéticas e neurológicas; o que leva a ocorrência de um transtorno ou distúrbio de aprendizagem. Objetivando dar suporte e esclarecer dúvidas de muitos educadores, que por meio de estudos, teorias e trocas deexperiências podem ser auxiliados a conseguirdetectar e auxiliar estes alunos suspeitos de dislexia em suas salas de aula. As metodologias qualitativas e quantitativas colaboram e mostram claramente a necessidade dos docentes em entender dentre tantas deficiências, como: paralisia cerebral, TDAH, autismo e outras adiscriminarem a dislexia. Uma pesquisa de campo foirealizada nas três escolas municipais em Águas Lindas de Goiás. Os resultados apontaram grandes dúvidas na detecção do tema e insegurança em como lidar e auxiliar as crianças em sala de aula. Conclui-se com os estudos que professores necessitam de mais apoio e conhecimento de causa, para desenvolver o trabalho com as mesmasque estão no grupo dos suspeitos de dislexia e que elasnecessitam de intervenção e de uma avaliação realizada pela equipe de multiprofissionais, para que todas tenham um bom desempenho escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. ___________________________________________________________________________ Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3359
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