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dc.contributor.advisorMaciel, Susanne Tainá Ramalho-
dc.contributor.authorAlves, Daiany Mara-
dc.identifier.citationALVES, Daiany Mara. A deficiência intelectual e autismo e as possibilidades de aprendizagem no ensino da matemática. 2019. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Deusdezino, localizada no município de Flores de Goiás. Teve como foco o ensino da matemática para crianças ou jovens com deficiência intelectual. Para tanto, escolhemos um estudo de caso. Pequi é um menino de 12 anos diagnosticado com deficiência intelectual, que está matriculado no sétimo ano do ensino fundamental. Foi realizada pesquisa bibliográfica acerca de trabalhos que envolvem o ensino da matemática com crianças com deficiência intelectual, da aprendizagem e da socialização entre professores e colegas de sala. Foram entrevistados professores e os pais de Pequi, a fim de conhecer sua história de vida e inserção na escola. Também utilizamos a técnica de observação na escola, onde o observamos, dentro e fora da escola. Realizamos jogos cujo objetivo foi aumentar a socialização de nosso sujeito de pesquisa. Encontramos que a criança com deficiência intelectual, como qualquer outra criança, deve crescer num ambiente onde obtenha afeto, aprovação e aceitação. É essencial que os pais compreendam o mais cedo possível as limitações de seu filho, para poder auxiliá-lo naquilo que estiver ao seu alcance e ao alcance da ciência. Os sentimentos negativos retratam a busca de caminhos e a realização de terapias que podem auxiliar no desenvolvimento humano, familiar e escolar de crianças com deficiência intelectual. Na escola, ao ensinar matemática para um estudante com deficiência intelectual, o docente estará favorecendo seu processo de análise e síntese, muito importante para a aquisição de novos conhecimentos. O ensino da matemática tem objetivos mais amplos que os números, ao propiciar o desenvolvimento da competência linguística e do potencial cognitivo do estudante deficiente intelectual. A escola como um todo é o espaço de acolhimento de estudantes com variados tipos de deficiência, sendo de grande importância seu fortalecimento institucional e no campo da formação técnica e humana, para proporcionar um atendimento e acolhimento educativo de qualidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.titleA deficiência intelectual e autismo e as possibilidades de aprendizagem no ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T15:30:19Z-
dc.date.available2023-02-16T15:30:19Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33608-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoWolff, Eliete Ávila-
dc.description.abstract1This work is the result of research carried out at the Deusdesino School, located in the municipality of Flores de Goiás. It focused on teaching mathematics to children or young people with intellectual disabilities. To do so, we chose a case study. Pequi is a 12-year-old boy diagnosed with intellectual disability who is enrolled in the seventh grade of elementary school. Bibliographic research was conducted on works involving the teaching of mathematics with children with intellectual disabilities, learning and socialization between teachers and classmates. Teachers and Pequi's parents were interviewed in order to know their life history and insertion in school. We also use the observation technique at school, where we observe it, inside and outside the school. We played games whose goal was to increase the socialization of our research subject. We find that children with intellectual disabilities, like any other child, must grow up in an environment where they gain affection, approval and acceptance. It is essential for parents to understand their child's limitations as early as possible in order to be able to assist them with what is within their reach and within the reach of science. Negative feelings delay the search for ways and therapies that can help the human, family and school development of children with intellectual disabilities. At school, by teaching mathematics to a student with intellectual disabilities, the teacher will be favoring his process of analysis and synthesis, very important for the acquisition of new knowledge. The teaching of mathematics has broader objectives than numbers, by providing the development of the linguistic competence and cognitive potential of the intellectual disabled student. The school as a whole is the welcoming space for students with various types of disabilities, and its institutional strengthening and in the field of technical and human training is of great importance, to provide quality care and educational reception.pt_BR
dc.description.abstract2Este trabajo es el resultado de una investigación realizada en la Escola Deusdesino, ubicada en el municipio de Flores de Goiás, enfocada en la enseñanza de las matemáticas a niños o jóvenes con discapacidad intelectual. Para hacerlo, elegimos un estudio de caso. Pequi es un niño de 12 años diagnosticado con discapacidad intelectual que está matriculado en el séptimo grado de la escuela primaria. Se realizó una investigación bibliográfica sobre trabajos que incluyen la enseñanza de las matemáticas con niños con discapacidad intelectual, el aprendizaje y la socialización entre maestros y compañeros de clase. Los maestros y los padres de Pequi fueron entrevistados para conocer su historia de vida y su inserción en la escuela. También utilizamos la técnica de observación en la escuela, donde la observamos, dentro y fuera de la escuela. Jugamos juegos cuyo objetivo era aumentar la socialización de nuestro tema de investigación. Descubrimos que los niños con discapacidades intelectuales, como cualquier otro niño, deben crecer en un entorno en el que obtengan afecto, aprobación y aceptación. Es esencial que los padres entiendan las limitaciones de sus hijos lo antes posible para poder ayudarlos con lo que está a su alcance y al alcance de la ciencia. Los sentimientos negativos retrasan la búsqueda de formas y terapias que puedan ayudar al desarrollo humano, familiar y escolar de los niños con discapacidad intelectual. En la escuela, al enseñar matemáticas a un alumno con discapacidad intelectual, el profesor favorecerá su proceso de análisis y síntesis, muy importante para la adquisición de nuevos conocimientos. La enseñanza de las matemáticas tiene objetivos más amplios que los números, al proporcionar el desarrollo de la competencia lingüística y el potencial cognitivo del estudiante con discapacidad intelectual. La escuela en su conjunto es el espacio acogedor para los estudiantes con diversos tipos de discapacidades, y su fortalecimiento institucional y en el campo de la capacitación técnica y humana es de gran importancia, para proporcionar atención de calidad y recepción educativapt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática



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